Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR 27 ANOS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/CE completa 27 anos de existência neste dia 20 de abril de 2020. Anos esses de experiência e dedicação que proporcionaram na vida do produtor e do trabalhador rural uma mudança de atitude, despertando-os com ofertas de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio na modalidade a distância e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG.

O SENAR-AR/CE é comprometido com sua missão de desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem do campo contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania. É com base nesse propósito que o SENAR-AR/CE executa suas ações com zelo e seriedade, atendendo gratuitamente milhares de trabalhadores do meio rural.

Até 2019, o alcance desse trabalho social garantiu o ensino e aprendizagem na vida de 429.771 produtores, por meio da realização de 22.054 cursos. Esse resultado é motivo de orgulho e incentivo para que esta instituição mantenha o empenho em suas ações e continue com seu exímio trabalho de melhorar a vida do homem do campo.

O SENAR, organizacionalmente, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Mas ele é visto, por todos àqueles que são beneficiados com sua existência, como uma grande escola que leva a tecnologia das prateleiras ao campo, ou a lugares remotos, de difícil acesso, com pessoas que necessitam do ensino prático, do “aprender fazendo”.

Nos últimos 27 anos, o SENAR-AR/CE mudou a história, a realidade de muitas famílias do campo do Ceará.

Parabéns ao SENAR-AR/CE e aos produtores que merecem destaque nessa história.

SERGIO OLIVEIRA  DA SILVA

Superintendente do SENAR/ CE