Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

MESA REDONDA ENTRE PREFEITURA DE BARREIRA E PROGRAMA AGRINHO DEFINE NOVOS RUMOS PARA O CENTRO CULTURAL INTEGRADO JUVENTUDE DO CAMPO

Uma mesa redonda para apresentar o planejamento do Programa Agrinho e definir novos rumos com vistas a reativação de um local para ser a sede do Centro Cultural Integrado Juventude Educação no Campo, realizou- se no ultimo dia 15 , no município de Barreira, que teve também a finalidade de estreitar relações com os representantes municipais. A mesa redonda contou com a participação do prefeito municipal Alailson Saldanha , do vice- prefeito Paulo Romão, do vereador Sibelison Freitas, do empresário Jardeson Barreto, do secretário de Agricultura Gil Felipe, da Coordenadora municipal do Programa Agrinho, Gloria Barreira e da equipe de comunicação.

Na ocasião, Glória Barreira apresentou a programação do Agrinho para o restante desse ano e inicio do próximo ano onde o prefeito demonstrou total apoio, pois é de interesse dele, esse trabalho voltado com a juventude, disse Glorinnha Barreira.

O Centro Cultural Integrado Juventude Educação do Campo é uma ação do Projeto. Escola, Comunidade e os 5rs da Sustentabilidade cooperando com o Meio Ambiente, que de inicio pensamos na reativação de um espaço público na comunalidade que encontra-se desativado, o mesmo fica localizado na comunidade de Lagoa Grande, no Distrito de Lagoa Grande, na zona rural do município de Barreira , onde está em execução o programa Agrinho do SENAR. Tem como objetivo um trabalho comunitário com um olhar especial na juventude local. De inicio trabalharemos o cultivo da Agroecologia com plantas frutíferas, hortaliças e plantas medicinais, em parceria com a UNILAB, coordenado pela aluna Universitária de Agronomia Valesca Araújo, ex- aluna da Escola Rural , com a supervisão dos professores Clecia, Suzana Churka Blum, Virna e Gustavo, ambos da UNILAB , além do resgate da cultura local com a realização de festas de mães, junina, pais, criança e natal solidário, forró da melhor idade, feiras agroecológicas para vendas da produção de frutas e verduras, bem com dar apoio aos micro empreendedores locais, onde os mesmo possam comercializar seus produtos nas nossas feiras agroecológicas.

O Programa Agrinho do SENAR tornou-se parceiro desse projeto a partir da temática do Cooperativismo, pois foi a partir da ideia do projeto citado , que tivemos também a ideia da criação do Centro, como o próprio tema fala ESCOLA e COMUNIDADE nessa cooperação, a parceria do município vai desde a participação dos alunos, escolas, secretarias municipais, prefeito municipal e vereador do Distrito, afirma a coordenadora municipal do Agrinho.

Segundo ela, no primeiro momento houve uma visita na comunidade e conversa com os moradores para saber sobre a proposta da reativação da antiga escola, a partir dessa visita, marcamos uma roda de conversa com os moradores, para falarmos sobre o Programa Agrinho, o projeto pedagógico, as parcerias, apresentar as propostas para a fundação do Centro, os tipos de atividades que serão executados etc.

Na roda de conversa a própria comunidade sugeriu que realizássemos um rifão, onde os moradores possam fazer a doação dos brindes. O rifão acontecerá dia 28 de setembro próximo. Na próxima semana estaremos realizando uma visita ao Centro Cultural com um pedreiro e o vereador do Distrito para realizarmos um orçamento a mando do prefeito municipal, e dar inicio a reforma do prédio, finaliza Glorinha que considera essa como uma ação concreta de associativismo e cooperativismo entre a comunidade.