Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROJETO BIOMA CAATINGA PROMOVE DIA DE CAMPO NO CEARÁ

DSC_0753Fortaleza-CE – Transcorre amanhã, 28/04, o Dia Nacional da Caatinga. O Estado do Ceará sedia desde 2013 às pesquisas do Projeto Bioma Caatinga que é realizado pela Embrapa, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibaretama. O projeto tem como objetivo, apresentar ao produtor rural, soluções para o uso sustentável da sua propriedade a partir da intensificação do uso da árvore.

A área experimental do Bioma Caatinga está situada no município de Ibaretama – Ceará há 30 km da Cidade de Quixadá, na Fazenda Triunfo, em uma área de 30 hectares, cedidas pelo espólio de Francelino Gomes de Oliveira. Segundo Wellington Ribeiro Gomes, filho do proprietário, o “Projeto é muito interessante, pois traz coisas novas que o povo do sertão não conhecia, principalmente, na manutenção das árvores, no manejo com a criação de caprinos, o uso da palha de carnaúba como adubo. Outra informação importante, com relação a trepadeira madrecir, conhecida como Viúvinha, que ataca principalmente os carnaubais que está sendo analisada pelos pesquisadores.

O Projeto Bioma Caatinga possui hoje, 12 projetos implantados e mais 5 em fase de implantação com a participação de pesquisadores dos Estados de Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Paraná.

No último dia 21 de março, o Presidente da FAEC, Flávio Saboya esteve em visita a área experimental do Bioma Caatinga, quando sentiu a necessidade de um poço profundo para auxiliar nas pesquisas, e nesse sentido solicitou ao presidente da CNA, João Martins da Silva que já autorizou a perfuração do referido poço.

DIA DE CAMPO

No próximo dia 26 de maio, está prevista uma visita dos alunos do Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE do Município de Maracanaú e no dia 8 de junho, a FAEC em conjunto com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ibaretama, promoverá um dia de campo com a participação de produtores, técnicos de diversos órgãos ligados a agropecuária, com a presença de todos os pesquisadores do Projeto Bioma Caatinga.