Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ISRAEL DIVULGA NO CEARÁ A AGRITECH 2018

O tema da Feira será agricultura em regiões áridas e semiáridas em todo o mundo

DSC_0146A Agência de Desenvolvimento do Estado-Adece em conjunto com o Escritório do Ministério do Desenvolvimento Econômico de Israel, promoveu hoje, dia 5, no auditório do Sistema FAEC/SENAR-CE,  um encontro com técnicos e representantes de diversos órgãos estaduais, para divulgar a AGRITECH  2018, uma Exposição Internacional de Tecnologia Agrícola que se realizará de 8 a 10 de maio em Israel.  Israel enviou para o evento um convidado especial, o professor Beni Lew, pesquisador do Instituto Volcani, engenheiro, mestre e PhD pelo Instituto de Tecnologia de Israel, sendo originário da cidade de Cuiabá (MT).

O tema da Feira será agricultura em regiões áridas e semiáridas em todo o mundo. Beni Lew expôs as principais diferenças entre Israel e o Brasil e as semelhanças com o Nordeste. Em relação ao clima e recursos hídricos, onde 2 3 da região é semiárida. Israel por exemplo , tem  8 milhões de habitantes, enquanto no Brasil são 207,7 milhões. Em Israel a área agrícola é de 4,350 m2 e no Brasil é de 1200 m2 por pessoa.

DSC_0160Em compensação Israel tem sete (7) universidades de nível mundial  sendo o primeiro do mundo em qualidade em seus institutos científicos, tornando-se um centro mundial de AgroTech e Higtech. É mundialmente conhecida há duas décadas por sua avançada agricultura de precisão e inovações de ponta, disse Sheila Sztutman, representante do Escritório do Ministério do Desenvolvimento Econômico de Israel, que convidou a todos para a Feira.

O diretor de agronegócio da Adece, Silvio Carlos e o presidente da FAEC, Flávio Saboya destacaram a importância de Israel no cenário de desenvolvimento agrícola, destacando que a feira acontece a cada três anos. Saboya lembrou que em 2006 participou da Agritech com vários presidentes de Sindicatos Rurais do Ceará e que após este momento muitos deles mudaram a forma de pensar do produtor rural cearense.

Participaram da apresentação da Feira representantes de diversas instituições como  SENAR-CE, FAEC, CONAB, Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA, Secretaria de Recursos Hídricos- SRH, Secretaria de Agriculltura, Aquicultura e Pesca-SEAPA, Aprolece, Clube do Berro, APRECE.

Serviço:

 AGRITECH 2018

 Local: Israel

Data: 8 a 10 de maio

 Mais informações: agritechisrael.org