Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROJETO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM O AGRINHO DE QUIXERÉ É SUCESSO NO BRASIL

A pandemia do corona vírus que levou o fechamento das escolas e o afastamento dos alunos, motivou a coordenação do Programa Agrinho de Quixeré, a criar o ” Projeto 1,2,3  Era uma Vez,  Histórias com o Agrinho”. O objetivo era   levar encantamento e magia a todas as crianças do município de Quixeré, apelar para a parte lúdica e não parar as atividades. Por isso, mobilizamos uma grande rede de contadores de histórias pelo Brasil e  qual foi a nossa surpresa obtivemos a adesão de vários contadores e escritores e passadas 6 semanas do projeto, já  recebemos 19 belas histórias exclusivamente dedicadas às crianças do programa Agrinho deste Município, disse Luci Oliveira, coordenadora municipal.

O projeto ganhou a simpatia dos alunos e da comunidade  de Quixeré e  vai prosseguir até junho. Conta com a adesão de contadores de histórias de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul  Pernambuco, do próprio Estado do Ceará  e até de Portugal. De São  Paulo, os alunos foram brindados com um poema sobre o Dia das Mães da grande atriz, escritora  e professora Ana Luiza Lacombre, que trabalha com narração de histórias , ganhadora de vários prêmios associados a literatura e as narrativas.

Além deste projeto, Luci Oliveira criou a TV Agrinho, pelo canal do YouTube uma grande ferramenta de comunicação que está transmitindo além das contações de história, avisos, videos, notícias aos alunos e professores, sendo um elo neste período do coronavírus. Ela mesma grava tudo e convida os alunos para interagirem e compartilharem com seus colegas e está oferecendo um  prêmio no final do projeto.

O Agrinho é desenvolvido pelo SENAR em parceria com a secretaria de educação do município e nós já estamos no projeto há 15 anos, este ano estamos participando com 6 Escolas da  Zona Rural, beneficiando cerca de mil alunos, mas os alunos da zona urbana também fazem questão de  participar , disse Luci Oliveira.

O  prefeito de Quixeré Francisco Bessa e o secretário de educação, José de Fatima Lima, fazem questão de destacar a importância do programa Agrinho para a educação do município, levando os alunos a debaterem e desenvolverem temas que comumente não são tratados na escola, como o Cooperativismo, que é a temática deste ano e outros como Cidadania, Trabalho e Consumo,Meio Ambiente.Para nós é muito gratificante ver o nosso município sendo destacado em todo o Brasil, conclui Luci Oliveira.