Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC presente no Fórum de Ideias da FIEC com Geraldo Alckmin

Foto: Tony Oliveira

A convite do Presidente da  Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC, Beto Studart o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC,  Flavio Saboya participa hoje, 31, do Fórum  Idéias em Debate da FIEC,  que recebe o candidato a presidência da República  Geraldo Alckmin (PSDB). Flávio Saboya vai apresentar as propostas do setor produtivo ao candidato e uma delas, será o Seguro Seca  para a Região Nordeste, tema que vem defendendo desde 2015 e a Segurança no Campo, que hoje é um bandeira da CNA.

Saboya esteve no último  dia 29 ultimo no debate  promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA, em Brasília,  que contou com a presença de quatro presidenciáveis.  Segundo ele, o evento foi muito importante e esclarecedor tendo contado  com a  presença de todas as lideranças do agro no Brasil, a começar pelo Conselho do Agro  composto por 15 representantes, pelos presidentes de federações e superintendentes do Senar de todos os estados do país  Ele lamentou a ausência do candidato Ciro Gomes .

AGROPACTO  COM GOVERNAMENTÁVEIS

O Presidente da FAEC  anunciou que   em setembro deverá ocorrer um a reunião especial do AGROPACTO- Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense, em conjunto com o SEBRAE-CE,  para debater com os candidatos ao Governo do Estado as propostas do setor produtivo e das micro e pequenas empresas.   Segundo Saboya  uma data ainda está sendo  discutida com os coordenadores de campanha, mas provavelmente deverá ocorrer no dia 10 de setembro.

SEGURANÇA DEBATIDA NA ADECE

No item segurança pública, a FAEC participou  no ultimo dia 29, através de seus  representantes  nas  12 Câmaras Setorial do Agronegócio , do  encontro promovido pela  Agência de Desenvolvimento do Estado-ADECE,  com a participação dos presidentes das referidas Câmaras Setoriais e o Comando da Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social do Estado – SSPDS. Por parte da SSPDS estavam representando a região Sul do Ceará, o Coronel Júlio Aquino Comandante do Comando de Policiamento da Região Sul e o Delegado Ricardo Pinheiro chefe da Delegacia de Polícia da Região Sul. Representando a Região Norte do Estado, o Cel. Gilvandro Sousa, comandante da Região Norte e o Delegado Marcos Aurélio Delegado chefe da Região Norte.

O presidente da Câmara Setorial da Apicultura, Vinicius de Carvalho  considerou  como uma reunião produtiva e como encaminhamento ficou a elaboração, por cada Câmara, das demandas de cada setor sobre a segurança no meio rural com propostas, citando também casos regionais e específicos para subsidiar a SSPDS em ações estratégicas. Para isso, solicitamos enviar até terça-feira dia 04, para que possamos preparar um documento reunindo propostas de melhoria das ações no interior  e que será apresentada em nova reunião com a cúpula da Secretaria.

Na ocasião foram discutidos vários assuntos e estratégicas, o comando da SSPDS ouviu cada um dos presidentes de Câmaras e o  produtor  Guido Alves Dias que também   representa  a FAEC pediu a reunificação das forças  Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militar e Poder Judiciário.  Segundo o comando geral da SSPD  o governo está investindo e em breve o Ceará será o estado mais bem preparado do País,  sendo necessário também reformar as novas leis e mandar a mensagem para o legislativo para aprovar leis mais rigorosas.