Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

COMISSÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE DA CNA DISCUTE REUTILIZAÇÃO E DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA

Com uma palestra  do deputado estadual Carlos Matos ( PSDB-CE), ex-secretário de agricultura irrigada do Ceará, sobre  possibilidades de reutilização  e dessalinização da água, realizou-se hoje, 4, às 15 h, na sala de reuniões do Hotel Beira Mar, em Fortaleza-CE,  a reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a participação dos nove (9) Presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária dos  Estados  nordestinos,  sob a coordenação do  Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco – FAEPE , Pio Guerra Júnior, tendo como anfitrião o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do  Estado do Ceará- FAEC, Flávio Viriato de Saboya . O Secretário Executivo do Instituto CNA: André Sanches e os  Assessores Técnicos Marina Zimmermann,Carolina Mera e  João Carlos De Carli também tomaram parte da reunião.

 

O deputado estadual Carlos Matos apresentou, durante a reunião da Comissão Nacional  novas alternativas para  garantir a segurança hídrica no Ceará. O processo de dessalinização da água do mar em maior escala é uma solução inteligente, segundo o parlamentar. “Esse assunto precisa entrar na pauta dos governos e dos presidenciáveis. A transposição não irá resolver todos os problemas”, alertou Carlos Matos.  “Em favor da segurança hídrica, as instituições de classe e o setor produtivo precisam se unir”, avalia o parlamentar.  Carlos Matos sugeriu ainda a implantação  de projetos de irrigação que garantam, pelo menos, 90% de eficiência hídrica e um novo cálculo para a tarifa de água.

 

 

PAUTA DA REUNIÃO

Na pauta da reunião foram discutidos ainda os seguintes assuntos :  avaliação atual do Projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”; adesão do Nordeste ao CAR e apresentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA);  Relato de providências sugeridas na primeira  reunião; e assuntos  gerais. O presidente da Comissão Nordeste, Pio Guerra disse que a participação do deputado Carlos  Matos foi muito importante, e que o Nordeste deve buscar parcerias público-privadas para executar essas ações.

 

Pio Guerra chamou a atenção dos presidentes para a priorização dos projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional , em torno de duzentos , para que as federações definam suas prioridades e mobilizem os seus representantes a  nível estadual . Ele informou ainda, que foram tratadas  também  questões como o  Seguro Rural, atualização pela CNA dos dados econômicos e de pesquisas técnicas que auxiliem as federações nas informações  aos produtores e a mídia, atualização dos dados de armazenagem de grãos para a Região Nordeste e apresentados alguns dados das pesquisas do Programa  forrageiras no semiárido, desenvolvido pela EMBRAPA/ CNA . O estado da Bahia, por exemplo, apresentou um vídeo com as experiências em três Unidades Experimentais,  Baixa Grande, Itapetinga e Ipirá – mostrando o estágio de desenvolvimento das pesquisas, informou o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB, Humberto Miranda.

 

Participaram da reunião  :

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – FAEAL

Presidente: Álvaro Arthur de Almeida

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB

Presidente: Humberto Miranda

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – FAEMA

Presidente: Hilton Coelho de Sousa

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba – FAEPA-PB

Presidente: Mário Borba

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco – FAEPE

Presidente: Pio Guerra Júnior

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI

Presidente: Sérgio Bortolozzo

Deputado Federal Júlio César – PIAUÍ

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte – FAERN

Presidente: César Augusto Martins

Diretor: Ubirajara de Araújo

Assessor: Rodrigo Diniz

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – FAESE

Presidente: Ivan Apóstolo Sobral

 

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC

Flávio Viriato de Saboya Neto.

 

ATT. ASSESSORIA DE IMPRENSA FAEC

Jornalista Responsável: Silvana Frota

Contatos : 9-99819640

silvanaxgfrota@gmail.com

Flávio Saboya: 9-92130613