Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ALUNOS DA REDE e-Tec SÃO MOBILIZADOS PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

20171104_111203[1]Os alunos da Rede e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Polo de Fortaleza-CE, foram convocados a se engajarem na Campanha “Novembro Azul“ que trata da prevenção do câncer de próstata. A gestora da Rede e-Tec no Ceará, Karilena Montenegro promoveu no  dia 4 de novembro, um encontro com os 75 alunos do Polo de Fortaleza, onde comentou sobre a campanha, ocasião em que estiveram reunidos na frente da sede do Sistema FAEC/SENAR-CE para uma foto simbolizando o momento.

Atualmente o SENAR conta com 222 alunos nos seus quatro (4) Polos em Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim, participando do Curso Técnico em Agronegócio.

Entenda o câncer de próstata

A próstata é uma glândula presente apenas no homem e é responsável pela produção de parte do sêmen. O câncer de próstata é o aumento anormal dessa glândula. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Em geral não apresenta sintomas e se desenvolve lentamente. Em estágio inicial, o homem pode sentir dificuldades para urinar e em casos mais avançados, a doença pode causar insuficiência renal ou infecção generalizada.

A recomendação médica é que os exames preventivos sejam feitos anualmente a partir dos 50 anos e, para homens com histórico familiar, a partir dos 45 anos.