Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER: SENAR-CE INICIA MOBILIZAÇÃO DAS COMUNIDADES RURAIS PARA OFERECER EXAMES DE PREVENÇÃO DO CÂNCER

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE , através da Coordenação de Promoção Social, inicia no próximo dia 09, terça-feira, a mobilização dos voluntários que irão atuar no Programa Saúde do Homem e Saúde da Mulher em 13 comunidades rurais do Estado. A mobilização tem como objetivo apresentar os programas e capacitar as equipes de voluntários para atuar nos eventos e visitar o distrito/local onde ocorrerão as ações. O Programa  beneficiará os Municípios de Alto Santo, Pacajus, Redenção, Ocara, Caririaçu, Paracuru, Itarema, Itapipoca, Ibaretama, Jaguaretama, Moraújo, Piquet Carneiro e Mombaça.
O Programa Saúde do Homem e da Mulher tem por objetivo  sensibilizar a população do meio rural sobre a importância de atitudes para promoção da Saúde, oferecendo  o exame de prevenção do câncer de próstata e PSA para o homem e o exame de papanicolau para o câncer de colo do  útero, na mulher.  Promove  também palestras educativas sobre higiene pessoal, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de próstata, câncer de pênis, disfunção erétil, entre outros, de acordo com a realidade local.
Para um melhor resultado é importantíssimo o comparecimento de todos os voluntários que atuarão nos programas (enfermeiros, agentes de saúde, cadastradores, palestrantes e demais parceiros – secretarias de ação social, educação e agricultura,)  disse a cooordenadora Kelly Cláudio. Na ocasião será feito o preenchimento da ficha de cadastro dos voluntários.
O lançamento oficial  foi feito no dia 14 de abril, no Auditório do Sistema Faec/Senar, em Fortaleza, pelo superintendente do Senar, no Ceará, Paulo Hélder de Alencar Braga e a gestora do programa  Ana Kelly Claúdio. O evento contou com a presença de prefeitos e secretários de Saúde dos Municípios, que já haviam manifestado interesse em aderir ao Saúde do Homem e Saúde da Mulher.
Segundo Paulo Helder, o programa de largo alcance social, começou em 2010 com o nome de “Útero é Vida”, beneficiando 6.445  mulheres, mas devido a adesão e sucesso do programa, o SENAR Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano em todo o país, o exame de prevenção do câncer para o homem.
Uma Unidade móvel de saúde do Senar com dois consultórios médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem. Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para o beneficiários ou o município parceiro, inclusive a contratação de dois urologistas.
Uma equipe do Programa de Promoção Social do Senar realiza toda a logística, oferecendo inclusive um dia de beleza para a mulher e seus filhos, com a distribuição de um kit beleza.
Já o município, oferece em contrapartida a disponibilização do local para o evento, voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda ao município, a divulgação do evento, a mobilização, o cadastro dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário (mesas cadeiras, macas).
META DE ATENDIMENTO E PROGRAMA DE VISITAS
Segundo Kelly Cláudio, a meta é atender a 100 homens e 150 mulheres, por dia, por Município, totalizando 3.250 pessoas, entre homens e mulheres nesta primeira etapa, Que terão nicho na última semana de maio e até  julho.
Para tanto, foi  montada uma  programação em cada município,  com o dia e o horário da reunião, durante duas semanas.Na primeira semana , do dia 09 a ao dia 12/05/(terça a sexta), haverá mobilização em Pacajus dia 09/05/2017 (terça-feira),às 10:00h, dia 10/05- ás 8hs-Piquet Carneiro e as 14 hs- Mombaça,  no dia 11/05- ás 8  hs- Ibaretama e 14hs- Ocara e no dia  12 /05/2017 (quinta-feira), às 9 hs- Redenção. Na segunda semana : de 18 a 19/05/2017 (quinta e sexta), serão  vistados os municípios de : Paracuru- dia 18 , às 10 hs, ITapipoca às  14 horas e Itarema, na sexta- feira, às 9 horas.