Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO PROMOVE DEBATE SOBRE COOPERATIVISMO

A reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO promovida pela   Federação da Agricultura e Pecuária do Estado- FAEC, contou com a exposição do  Presidente da OCB, João Nicédio Nogueira sobre o tema “A importância do Cooperativismo no desenvolvimento econômico”.

No Ceará, segundo dados apresentados pela OCB, temos 36 cooperativas de Transporte, 28 agropecuárias somando mais de 21 mil associados, seguindo-se as cooperativas de saúde, com 22 entidades, sendo a Uniodonto e a Unimed, uma das maiores do Brasil. O presidente da OCB também apresentou os dados do cooperativismo no Brasil e no mundo (ver dados em anexo) e destacou que o cooperativismo é responsável por 48% da produção agropecuária do Brasil.

O Presidente da FAEC, Flávio Saboya aprovou na ocasião o tema cooperativismo para o Programa Agrinho e para o PECNORDESTE de 2019, duas das mais importantes ações do Sistema FAEC/SENAR-CE.

Na ocasião o presidente da FAEC divulgou a Faculdade CNA, que está oferecendo 5 cursos de nível superior na área do agronegócio e cujas inscrições se encerram dia 25 de julho próximo. A reunião do AGROPACTO contou com a presença de representações de produtores, Sindicatos Rurais, Embrapa, BNB, SEBRAE, SENAR, FIEC e de cooperativas.

COOPERATIVISMO NO BRASIL

 

COOPERATIVISMO NO MUNDO