Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema FAEC/SENAR e BNB fazem parceria com município de Solonópole para implantação da ATeG

O Município de Solonópole, na região Centro -Sul do Estado, através do prefeito Webston  Pinheiro esteve dia primeiro de abril, em visita  ao Sistema FAEC/SENAR/AR-CE , onde veio manisfestar sua disposição de fazer uma parceria com vistas à implantação de uma turma de bovinocultura de leite, com a assistência técnica e gerencial do Programa ATeG  do SENAR , que terá o apoio do Banco do Nordeste, através do PRODETER- Programa de Desenvolvimento Territorial.  Inicialmente serão atendidos entre 25 a 30 produtores e a intenção é ampliar o atendimento na medida da demanda local.
Segundo o prefeito, hoje  Solonópole produz cerca de 80 mil litros/leite /dia, após ter implantado em 2013,  o programa de inseminação artificial, houve um crescimento na produção de leite, e sua expectativa , é de que com esse programa de assistência técnica diretamente na propriedade, haja um crescimento maior  ainda. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flavio Saboya ressaltou que a grande vantagem da metodologia do SENAR é ter um técnico exclusivo para acompanhamento da propriedade durante dois anos. Já o Superintendente do SENAR/CE  , Sérgio Oliveira, disse que  o SENAR quer trabalhar com o município através do Sindicato Rural e que é o único ente do Sistema S, que não cobra pelos serviços prestados.. Vale ressaltar que o SINRURAL de Solonópole está sendo reestruturado.
O prefeito estava acompanhado  do secretário  municipal de agricultura Marcos Silveira,  da Coordenadora do Comitê Gestor do PRODETER- Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste  , Alyne Pinheiro Landim , do  futuro presidente do Sindicato Rural de Solonópole, Auriberto Pinheiro . A gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB, Jeânia Gomes, também acompanhou a comitiva ocasião em que destacou a importância do trabalho que o BNB vem desenvolvendo há oito meses , com 75  municípios, beneficiando cerca de 1 mil e 300  produtores em várias atividades agropecuárias.
 A comitiva foi recepcionada pelo Presidente da FAEC, Flávio Saboya, pelo vice-presidente Rodrigo Diógenes, vice-presidente de administração Carlos Bezerra, Superintendente do SENAR, Sérgio Oliveira , pela Diretora Técnica, Kelly Claudio e pela supervisora    Roberta Sá. . O Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira, fez uma exposição sobre a metodologia e os benefícios do Programa de Assistência Técnica e Gerencial para a Comitiva.

Confira entrevista com prefeito Webston Pinheiro:

Confira ainda entrevista com a Gerente do BNB Jeânia Gomes: