Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGRI&PEC CARIRI: MAIOR EVENTO TÉCNICO CIENTIFICO NO CRATO

O Instituto Federal de Educação do Ceará-IFCE- Campus do Crato, será  sede nos próximos  dias  24 a 25 de outubro,  do maior evento técnico-científico da Região.  Trata-se  do Agri&Pec Cariri, uma realização e promoção conjunta da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE , do Sebrae-CE e do IFCE,  com o  apoio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil , Governo do Estado, através da SEDET /SDA e  CENTEC. O Agri&Pec Cariri ocorre em uma das regiões mais prósperas do Ceará,que congrega as principais  atividades do agronegócio, formada por 28 municípios e tem como área de influência a região sul do Ceará e a região da divisa entre o Ceará e os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí.

O Governador Camilo Santana foi convidado pela Coordenação do evento para  proferir a palestra magna  que ocorre no dia 24, às 18 horas, com a participaçãdo Secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz ,Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, deputados estaduais , federais ,senadores, prefeitos, secretários municipais  de agricultura,  Reitor do IFCE, Presidente da FAEC, Superintendente do SEBRAE, Superintendente do SENAR-CE, presidente do Banco do Nordeste, dentre outras autoridades e produtores.  A programaçãtécnico -cientifica tem inicio  também no dia 24, às 8h30min. Os visitantes serão recebidos pela banda de música do Crato e pela banda de pífano dos Irmãos Aniceto, uma das mais tradicionais da cidade.

A meta é capacitar 1.200 pessoas entre estudantes, produtores e técnicos através de uma programação técnico-científica e realizar em torno de 60 atividades entre palestras, mesas redondas  e oficinas, englobando o debate de temas em torno de oito (8) segmentos da cadeia produtiva do agronegócio : bovinocultura  avicultura, apicultura, fruticultura, mandioculturaolericultura , agroindústria e cotonicultura .Os três setores mais procurados são bovinocultura, seguido da fruticultura  e da apicultura , disse o coordenador junto a FAEC, engo agrônomo Rodrigo Diógenes, outro  tema que tem chamado a atençãé  da retomada da cultura do algodão na Região, onde cerca de 800 hectares já estão sendo trabalhados de forma  mecanizada. 

Na programação haverá um  dia de campo na Embrapa Algodão, em Barbalha, dia 24, de 13 às 17 horas, uma visita técnica à  Fazenda Barreira, no município de Missão Velha, sobre bananicultura Irrigada e  uma Feira de Produtos da Mandioca, esta última, na Unidade Demonstrativa do IFCE, local onde serão ministradas nove(9) oficinas voltadas para os produtores  e um wokshop sobre cortes nobres e processamento de carne ovina, também no dia 25, na Unidade Demonstrativa.

O evento mobilizou ainda, através do SEBRAE  e Sindicatos Rurais  a participação de  15 caravanas de produtores rurais,oriundas  das Regiōes  do Cariri e do Centro Sul, disse o Diretor Geral do IFCE, professor Joaquim Rufino Neto, adiantando que o evento despertou positivamente toda a comunidade acadêmica e a  expectativa  é excelente, não havendo mais vagas para inscrição. Segundo ele, a participação dos alunos  do IFCE, com a maioria dos trabalhos científicos no Seminário Nordestino de Pecuária- Pecnordeste realizado em junho de 2019 em Fortaleza, despertou a atenção para a importância de disseminar novas iniciativas na Região do Cariri.  No AGRI&PEC do Cariri, estão envolvidos  professores do Instituto e alunos do curso técnico em agropecuária e até de outras áreas. o Diretor do  o IFCE  informou que a Unidade do Crato conta hoje com 361  estudantes do ensino técnico na área do agropecuária e 206 em graduação.  Oferta também o Curso de Zootecnia  e dois (2)  de especialização na área de produção animal no semiárido e manejo sustentável da irrigação para o desenvolvimento dos sistemas agrícolas. Contabilizando todos os cursos ofertados , incluindo os da área de tecnologia  são cerca de mil alunos, disse o Diretor do IFCE.

PARCERIA IMPORTANTE

Para o presidente da FAEC, Flávio Viriato de  Saboya Neto,  essa parceria do Sistema FAEC/ SENAR-CE com o IFCE é importante, vamos unir esforços na busca por uma agropecuária sustentável na Região do Cariri e no debate de temas relevantes para o setor rural, baseada no conhecimento e nas novas tecnologias que estão sendoinclusive pesquisadas pelos estudantes do Instituto Federal de Educação, que apresentaram durante o Pecnordeste cerca de 34 trabalhos científicos. Flávio  Saboya destacou tambémque estarão presentes 15 caravanas de produtores, que estão sendo organizadas pelo SEBRAE e pelo Sindicato Rural do Crato, que tem à  frente o presidente Francisco Fernandes Bartô, com a participação de vários Sindicatos Rurais da Região.Já o diretor técnico do SEBRAE/CE , Alci Porto Gurgel não tem dúvida de que a partir desse evento, muitas iniciativas importantes serão disseminadas na Região do Cariri, onde o Sebrae tem uma forte atuação junto a vários segmentos.

REVITALIZAÇÃO DO ALGODÃO

Professores do IFCE do Crato , IFCE de Sobral, IFPE, da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Cariri , Instituto CENTEC,EMBRAPA ( Algodão e Agroindústria Tropical), Técnicos do Sebrae, ADAGRI, SFA/ CE,  FAEC serão os palestrantes do Agripec& Cariri. Uma  mesa redonda vai discutir no primeiro dia, de 8 às 11hs30min o tema: Ouro Branco: a revitalização da cotonicultura no semiárido nordestino, com a participação de Sebastião Cavalcante de Sousa, professor da UFCA, Gildo Pereira de Araújo, da Embraoa Algodã-Unidade de Barbalha, Franciela Silva ,da Empresa  Senilla Semente, Caio Damasceno, do MAPA, Vilma Freira-ADAGRI e Airton Carneiro, Presidente da Associação Estadual dos  Produtores de Algodão . O produto que entrou em declínio na década de 80, por causa da praga do bicudo, voltou  a ser cultivado desde 2017 e a  perspectiva  é expandir cada vez mais, através de um cultivo mecanizado. 

AGROINDÚSTRIA

Como montar uma pequena agroindústria familiar, rotulagem para produtos oriundos da agricultura familiar, utilização de subprodutos da indústria de alimentos no desenvolvimento de novos produtos, como construir um desidratador de alimentos com baixo custo, relatos de experiências no segmento agroindustrial . degustação de produtos artesanais elaborados na agroindústria do IFCE, serão os cinco   temas abordados pelo segmento de agroindústria que terá um mini auditório  com 90 lugares .  As palestras terão duração de uma hora e o encerramento ocorre  com a degustação de produtos artesanais elaborados na agroindústria do IFCE.

QUATRO EVENTOS PARALELOS  E O PROGRAMA DOUTORES DO SERTÃO

O Agri&Pec Caririoferece  também quatro  eventos paralelos, que  serão realizados no dia 25,  sexta-feira, a partir da 08h30 min,iniciando com uma palestra  sobre Barragem Subterrânea, a cargo do engenheiro agrônomo Francisco Mavignier Cavalcante, do Instituto CENTEC, seguindo-se às  10hs, palestra sobre Agronegócio X Justica, ministrada pelo advogado Diego AndradeTrindade, da TFG Advogados. No período da tarde, a partir das 14 horas, o vice-presidente de Administração e Finanças da FAEC, Carlos Bezerra Filho, vai palestrar sobre o Programa Bem Mais Agro, um programa de pontuação criado pela CNA e que beneficia o produtor A  partir das 15 hs, apresentação do Programa Doutores do Sertão, a busca por uma agricultura agroecológica  sustentável competitiva e a sucessão no campo, pelo coordenador de estágio do IFCE /de Sobral , Marco  Rosa, com a participação do  presidente do Sindicato Rural de Moraújo, Elder Aguiar.

NOVE OFICINAS

O modelo de oficinas realizadas no PECNORDESTE, terão um espaço especial dentro da Unidade Demonstrativa do IFCE- Crato. Serão ministradas nove (9)  oficinas com os seguintes temas: práticas agroecológicas,hidroponia, produção de palma para consumo humano, equoterapia e bem estar do cavalo , principais práticas de manejo da cultura da manga,   produção de mudas e plantio da variedade do capim BRS curim, prática e manejo da caprinocultura de leite, cultivo da palma forrageira, inseminação artificial de caprinos e ovinos criação de aves caipiras em sistema de agricultura familiar, processamento da cera de abelha e alimentaçãproteíca lida. Será realizado também um workshop sobre cortes nobres e processamento de carne ovina, também no dia 25, na Unidade Demonstrativa .

OS NÚMEROS DO AGRI&PEC  CARIRI

PARTICIPANTES:1.200

BOVINOCULTURA : 10 Palestras

APICULTURA :  05 palestras

AVICULTURA : 3 palestras  e  1 oficina

FRUTICULTURA :  4 palestras  e 1 Mesa redonda

AGROINDÚSTRIA : 05 Palestras

COTONICULTURA: 1 mesa redonda  e 1 dia de campo

MANDIOCULTURA : 3 Palestras, 1 Mesa Redonda e 1 Feira de Produtos

OLERICULTURA : 4 palestras

OFICINAS : 9 Oficinas

Visita Técnica : 02 em Missão Velha e outra em Barbalha

WORKSHOP: 01 

Caravanas de Produtores : 15

 

Maiores Informaçōes sobre a programação e inscrições  :  www.agripec.org.

e-mail: agripec@agripec.org

Rodrigo Diogenes- Coordenador Geral-FAEC/SENAR-CE  35358009-8006

Professor Joaquim Rufino Neto Diretor do IFCE-Crato: 88-993290220  

Inscrições Agripec&Cariri

https//wwwsympla.com.br/agri-pec-cariri_627396

 

ATT. jornalista Silvana Frota-999819640