Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA CNA/SENAR REALIZA SEMINÁRIO SOBRE RESILIÊNCIA CLIMÁTICA PRESIDENTE DA FAEC È UM DOS PARTICIPANTES

Brasília – Representantes da iniciativa privada, pública, do terceiro setor, organismos não governamentais, agências de cooperação, além de produtores rurais e especialistas vão debater os processos inerentes às mudanças climáticas no 1º Seminário Internacional sobre Resiliência Climática e Descarbonização da Economia, que será realizado pelo Sistema CNA/SENAR, nesta quarta-feira (14/09), em Brasília. O Presidente da Federação da Agricultura  e Pecuária do Estado do Cearà – FAEC, participa do Seminàrio. 

 A ideia do seminário surgiu após missão do Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda de Oliveira,  aos Estados Unidos, no início de março.

 

Em diversos encontros, entre eles com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Daniel Carrara apresentou os programas desenvolvidos pelo SENAR como foco em agricultura de baixa emissão de carbono, como o ABC Cerrado, o modelo inovador de assistência técnica da entidade, que tem foco em gestão e transferência de Tecnologia.

 

“O desafio é produzir com eficiência  e sustentabilidade, com técnicas que reduzam a emissão de carbono e que  sejam adaptáveis às mudanças climáticas. E a  assistência técnica está se tornando uma formidável via de introdução dos diversos programas mundiais de redução dos riscos do aquecimento global e de combate à fome, que se dá com o aumento da produtividade e da renda dos agricultores. É o que estamos fazendo com nossa metodologia de Assistência Técnica e Gerencial”, afirma Daniel Carrara.

 

Além dos programas ABC Cerrado e Rural Sustentável, em 2016 o SENAR também firmou sua primeira parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para desenvolver o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia, conhecido como PRADAM. Foram realizados 11 seminários de sensibilização e  dois dias de campo para disseminação de quatro tecnologias ABC: recuperação de pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Sistema Plantio Direto, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais. E o SENAR também capacitou 40 profissionais que vão levar Assistência Técnica e Gerencial aos estados da região amazônica. 

 

O encontro surge como oportunidade para engajar o setor privado sobre a importância da assistência técnica para garantir o desenvolvimento produtivo, econômico e social do setor agropecuário.

 

Também é uma iniciativa que contribui para fortalecer as metas estipuladas no Acordo de Paris, primeiro marco do regime internacional do clima, aprovado durante a Conferência do Clima (COP-21) por 195 países, em dezembro de 2015. O marco prevê debates que proporcionem o desenvolvimento tecnológico e ações de mitigação, adaptação e financiamento, necessários à conservação dos recursos naturais e ao crescimento econômico. 

 

O SEMINÁRIO – O 1º Seminário Internacional sobre Resiliência Climática e Descarbonização da Economia terá palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros em três painéis: 1 – Mudanças climáticas globais – Os próximos passos, pós Acordo de Paris;  2 – SENAR: Assistência Técnica e Gerencial; 3 – Serviço Ambiental e Oportunidades.