Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

Flávio Saboya toma posse para segundo mandato na FAEC com o compromisso de maior capacitação ao produtor

POSSEAconteceu na última segunda-feira (6) às 14:30 hs a cerimônia que oficializou a posse de Flávio Viriato de Saboya como presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará, para o quadriênio 2014/2017. Na cerimônia estiveram presentes autoridades e presidentes de sindicatos de vários municípios do Estado. Flávio Saboya assume o cargo, levando consigo o compromisso de trazer informações, capacitação e benefícios para a área rural, enfim, uma nova consciência de convivência com a seca.  Estiveram presentes presidentes de sindicatos de Horizonte, Francisco José de Sousa, Iguatu, Jozé Queiroz Magalhães, Jaguaribe, Maria Zimar Pinheiro Diógenes, Lavras da Mangabeira, Dorimedonte Teixeira Ferrer Filho, Morada Nova, Francisco Eduardo Barros de Lima Jr., Moraújo, Élder Albuquerque Aguiar, Quixadá, Francisco Fausto Nobre Fernandes, Tamboril, Jussara Dias Soares, e o Delegado representante suplente de Quixeramobim, Lauro Ramos Torres de Melo Filho.

 Durante a cerimônia Flávio Saboya deixa claro os objetivos que já foram alcançados dentro do ramo do agronegócio. “Sucesso não se improvisa: é fruto de trabalho e evolução. Já não somos importadores de alimentos e, com muito esforço e tecnologia, conquistamos o posto de segundo maior exportador de alimentos do mundo, abastecendo concomitantemente o mercado interno e ainda viabilizando a sustentabilidade da balança comercial do Brasil”, afirma o atual presidente.

Na oficialização de seu cargo, ele também agradeceu ao Governo do Estado e Federal, pela compreensão e sensibilidade diante da situação que ocorria no campo. Prestou agradecimentos especiais ao SEBRAE-CE, Sistema Sindical Rural, SENAR-AR/CE, Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC) e, finalmente, à Diretoria Plena.

Para concluir, Saboya salientou a força do Nordeste e o desejo de melhorias no campo. “Sonhamos e lutaremos para assistir um dia o novo papel das atividades econômicas no semiárido cearense e poder afirmar, como bem disse Kátia Abreu ao falar, em 2013, da agricultura brasileira, que não somos mais uma região à margem do grandioso desenvolvimento das outras regiões, mas aquela que, finalmente, encontrou seu rumo e que, também, se orgulha de sua participação e contribuição no desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Finalmente, temos a firme determinação de que, com a ajuda de Deus, neste quadriênio, independentemente de crises climáticas ─ vamos criar uma nova consciência de convivência com as secas”, finalizou.

Flávio Viriato de Saboya assumiu  o lugar de presidente, e mostra respeito por sua nova Diretoria Plena, que é composta por: 1º Vice-Presidente, Paulo Helder de Alencar Braga, Presidente do Sindicato Rural de Cascavel e por Carlos Bezerra Filho, Vice-Presidente de Administração e Finanças e Presidente do Sindicato Rural de Ibaretama, bem como, pelos Vice-Presidentes Regionais:

– Expedito Diógenes Filho – Região do Médio Jaguaribe;
– Eduardo Peixoto Rôla Ferreira – Região do Maciço de Baturité;
– Francisco Fernandes Ferreira – Região do Cariri;
– Inácio de Carvalho Parente – Região da Ibiapaba;
– João Ossian Dias – Região do Litoral Oeste;
– José Ferreira Lima – Região Centro Sul;
– Francisco Almir Frutuoso Severo – Região do Sertão Central;
– José Pinto de Albuquerque – Região Norte;
– Luiz Mendes de Sousa Andrade – Região do Baixo Jaguaribe;
– Moacir Gomes de Sousa – Região do Sertão dos Inhamuns;
– Rodrigo Diogénes Pinheiro – Região do Litoral Leste.

O quadriênio da presidência será de 2014 à 2017 e segundo Flávio Saboya, os principais objetivos serão priorizar, capacitar e valorizar a região rural.