Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

Comitiva do DNOCS busca apoio da FAEC para reestruturação do órgão

DSC_0567O presidente da ASSECAS, – Associação dos Servidores do DNOCS, Roberto Morse, o Engº agrônomo Evandro Bezerra, diretor de ação social, Geraldo Pereira da Costa, assessor da diretoria executiva, e o diretor finanças, Jocelmo Mendes Lopes, estiveram em visita ao presidente da Faec, Flávio Saboya. Eles vieram propor uma parceria com a Faec, visando a reestruturação do DNOCS. Em contrapartida, o presidente Faec apresentou uma sugestão que foi imediatamente acatada pelos dirigentes da Assecas, de realizar um seminário de um dia, dentro do Agropacto, tendo como local a Assembléia Legislativa, para discutir essa e outras questões ligadas a agricultura irrigada, decorrente desse trabalho do Dnocs bem como a construção de açudes, tema já tratado no Agropacto do dia 18 de fevereiro, pelo Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. Os dirigentes da Assecas já saíram da FAEC, com um data praticamente acertada para o seminário que deverá ser realizado dia 22 de abril, a partir das 8 hs, na Assembleia Legislativa, com a participação das comissões de agricultura e recursos hídricos daquela Casa, bancadas de deputados estaduais e federais, senadores, presidentes de federações de agricultura do Nordeste, diretores e servidores do DNOCS, inclusive, com a participação do Ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira e do presidente da Câmara Federal, Henrique Alves.

Para Saboya, há uma parceira em muitos interesses comuns, neste importante segmento da agricultura irrigada, decorrente deste trabalho que o DNOCS desenvolveu em 104 anos de existência, e que tem o aplauso de todos os produtores rurais. Lembrou que o Agropacto começou uma serie de sobre desenvolvimento do semiárido nordestino, em decorrência dessa conversa com o DNOCS, surgiu a possibilidade de promovermos um Agropacto especial em forma de seminário, que ocorreria no dia 22 de abril, durante todo o dia na Assembléia Legislativa, em conjunto com as comissões de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente daquela Casa, quando discutiremos o papel do Dnocs e a sua importância para o desenvolvimento do semiárido nordestino.

No final do dia, deveremos sair com propostas concretas, há uma intenção não só da presença do DNOCS, como de convidar as lideranças políticas do Nordeste, e as federações de agriculturas da área de atuação do DNOCS, (9), convidar o Diretor Geral, técnicos do Dnocs, e também o Ministro da Integração Nacional e o presidente da Camara federal, Henrique Alves, o ex-diretor do Dnocs, Eudoro Santana, a bancada federal, senadores, deputados estaduais, disse Flávio Saboya.

Os dirigentes da Assecas acharam a sugestão do presidente da FAEC, muito importante, infirmando que será também, um momento para discutir a reestruturação do órgão, o concurso público, a reestruturação salarial, para segurar o corpo técnico, medidas imprescindíveis para a retomada da luta pelo desenvolvimento da região nordestina, disse Roberto Morse, presidente da Assecas.

Segundo o engº agrônomo aposentado do Dnocs, Evandro Bezerra, o órgão construiu recentemente os açudes Taquara, em Cariré, e Figueiredo, em Alto Santo, e agora, deverá construir o açude Fronteiras, em Crateús. Afora isso, está iniciando estudos para enfrentar o problema da desertificação do semiárido, inseridos na proposta de reestruturação do DNOCS.