Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PRESIDENTE DA FAEC: BANDA 5G REPRESENTA UM AVANÇO PARA O CAMPO

A pedido da Radio Band News, que está fazendo uma matéria especial sobre os benefícios da internet de alta velocidade, o Presidente em exercício da FAEC, Rodrigo Diógenes, comentou hoje, 11, sobre importância da Rede 5G no campo.
Segundo Rodrigo Diógenes, o setor agropecuário e o agronegócio cearense, vem se modernizando cada vez mais com a utilização do nosso sistema de internet, hoje a zona rural, já usa de forma constante os meios eletrônicos para se comunicar, capacitar e comercializar tornando o sistema do produtor mais competitivo
Para ele, a tendência é que esse mecanismo, mesmo após a pandemia seja contínuo, onde o produtor não estar mais isolado e consegue se comunicar com os demais produtores de sua e outras regiões.

BENEFICIOS DO 5G PARA A AGROPECUÁRIA

O 5G tem o potencial de impactar um grande número de indústrias, principalmente a agropecuária. Atualmente, esse setor representa 25% do PIB nacional, além de se mostrar promissor no país, com previsão de 3,1% de crescimento só em 2019, segundo o IBGE.

Com o 5G, a agropecuária terá capacidade para se desenvolver ainda mais, já que poderá conectar tudo e tiver respostas em tempo real, o que chamamos de Smart Farming (agricultura inteligente). Além disso, toda a cadeia de valor estará conectada, como insumos, logística, até o processamento e comércio de alimentos, além de outros produtos do campo.

Outras áreas também podem ser beneficiadas com o uso do 5G, como o controle de tratores autônomos ou processos de fertilização e irrigação, uma vez que disponibiliza dados em tempo real para ações rápidas, utilizando medidas exatas de recursos como água, defensivos agrícolas, fertilizantes, entre outros produtos, impactando diretamente no aumento da produtividade.