Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PECNORDESTE online encerra programação com mais de dois mil participantes 

24ª edição do evento contou com mais de 50 palestras online sobre diversas cadeias produtivas

Mais de 50 palestras foram realizadas nas cadeias produtivas da apicultura, aquicultura e pesca, avicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura e nos segmentos da fruticultura, cajucultura, floricultura e da agroindústria.

Dois mil participantes nas salas virtuais do Zoom e mais de três mil visualizações no Youtube. Os números fazem parte do balanço da XXIV edição do Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, maior evento técnico-científico da agropecuária nordestina, realizado de 14 a 17 de setembro em formato online, por meio das plataformas Zoom e Youtube.

Durante os quatro dias de evento, o PECNORDESTE promoveu o debate sobre a temática da assistência técnica e gerencial e sua importância no desenvolvimento das atividades do agronegócio. Mais de 50 palestras foram realizadas nas cadeias produtivas da apicultura, aquicultura e pesca, avicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura e nos segmentos da fruticultura, cajucultura, floricultura e da agroindústria.

Rodrigo Diógenes Pinheiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e coordenador geral do evento, comemora o sucesso do PECNORDESTE. “Retornar dois anos após a última edição, em formato online, foi um grande desafio. Acredito que atingimos nosso objetivo, que é levar conhecimento ao produtor rural, aprimorando o mercado através da qualificação”, afirma.

Também fez parte da programação do evento a entrega da Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra para nomes representativos no setor. Receberam a honraria o deputado federal Danilo Forte; o fundador da Frutacor, João Teixeira; e Jorge José Prado Gondim de Oliveira – in memoriam. Na ocasião, também foram concedidas homenagens a Humberto Albano, José Pinto de Albuquerque e Josiel Barreto, presidentes que fizeram parte do Sistema Faec/Senar e Sindicatos Rurais, e a Flávio Viriato de Saboya Neto, ex-presidente da FAEC por três mandatos e que faleceu de Covid em fevereiro último. 

Sobre o evento

Considerado o maior evento técnico-científico da agropecuária nordestina, o PECNORDESTE busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor através da abordagem de temáticas relevantes para o agronegócio e que impactam o dia a dia do produtor.

O Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE e pelos Sindicatos Rurais, com patrocínio das Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e do Governo Federal.