Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ÍNDICES DE VACINAÇÃO DE FEBRE AFTOSA É TEMA DE DISCUSSÃO NA SEDE DO SISTEMA FAEC/SENAR

Nesta terça-feira, dia 2, na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE,  o presidente da FAEC, Flávio Saboya reuniu-se com  representantes da  ADAGRI,  MAPA, SENAR/AR-CE,  e SINRURAIS    para discutirem sobre os índices das etapas de  vacinação de febre aftosa dos últimos anos e viabilizar ações conjuntas entre Governo do Estado, a Adagri, Superintendência Federal de Agricultura do Ceará-SFA e Municípios, para  ampliar  estes índices em todo o  estado do Ceará.  A meta é vacinar no mínimo 90%  dos animais (bovinos e bubalinos)  por município. De acordo com os dados cadastrados na ADAGRI, o Ceará possui hoje 2 milhões e 700 mil bovinos e 1.500 mil bubalinos. A próxima etapa da vacinação será em maio/2021.

 

A reunião contou ainda com a participação do vice- presidente da FAEC e presidente do Sinrural de Ibaretama, Carlos Bezerra,  do  Superintendente do SENAR, Sérgio Oliveira, da médica veterinária e Coordenadora Técnica Especial do  SENAR   Carolina Machado,  Superintendente da SFA, Neto Holanda, de membros da Diretoria Técnica  da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará- Adagri- Joaquim  Sampaio e Antonio Amorim  e do presidente do  SINRURAL de Quixadá, Amilcar Silveira.

 A intenção é intensificar a  divulgação das ações da ADAGRI e a importância para o produtor e para o estado para que todos os animais sejam vacinados , estreitar laços entre as instituições e os Sindicatos Rurais , por meio dos EAC´s  (escritório de atendimento a comunidade) e  usufruir de todas as ações de capacitação de  assistência técnica e gerencial  realizadas pelo  SENAR/AR-CE.

A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA A FEBRE AFTOSA

Embora a doença não seja uma novidade em nosso território, ainda hoje as autoridades sanitárias e o de setor agrário travam uma luta para erradicá-la do país. A principal estratégia para o combate da doença é a vacinação dos rebanhos, que deve ocorrer em todas as propriedades nos períodos estabelecidos.

É fundamental, contudo, que além de obedecer ao calendário de vacinação, o pecuarista tome os seguintes cuidados:

  • Adquirir a vacina somente em estabelecimentos credenciados;
  • Tomar as medidas necessárias para a conservação, transporte e armazenamento da vacina;
  • Durante a vacinação usar somente materiais esterilizados e agulhas com o calibre adequado;
  • Aplicar a vacina no local recomendado;
  • Ter boas práticas para manejo adequado dos animais no brete.

Vale reforçar que nos últimos anos houve avanço considerável na prevenção da febre aftosa tanto no Brasil quanto na América do Sul. Em especial em regiões consideradas endêmicas.