Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

IFCE do Crato vai oferecer Curso Técnico Agropecuário para familiares de produtores rurais

O Instituto Federal de Educação, Ensino Superior-IFCE Campus do Crato fez mais uma parceria com os Sindicatos Rurais da Região do Cariri, por intermédio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC,  para oferecer gratuitamente o curso de Técnico Agropecuário aos jovens familiares de produtores rurais.  A ideia surgiu a partir do lançamento do Projeto Doutores do Sertão,  apresentado durante a realização do Agripec Cariri, nos dias 24 e 25 de outubro, através de uma parceria com o IFCE do Crato. O Projeto Doutores do Sertão visa o aproveitamento dos alunos do IFCE e sua inserção no campo, e este curso de formação para os familiares dos produtores tem o foco voltado para a  capacitação, disse Bartô Fernandes, Presidente do Sindicato Rural do Crato.

Este é mais um resultado prático do AGRIPEC Cariri, disse o professor Joaquim Rufino Neto, que esteve no dia 13 de novembro, na sede do Sistema FAEC/SENAR, acompanhado do Reitor do IFCE, professor Virgilio Araripe, da Diretora de Ensino Francisete Fernandes e  dos  professores Francisco Messias e Rejane Sampaio. Nosso Instituto trabalha em cima de três pilares: ensino, pesquisa e extensão, este curso em parceria com os Sindicatos Rurais está perfeitamente antenado com os nossos ideais, disse o Diretor do IFCE-Campus Crato. Eles fizeram uma exposição sobre a atuação do IFCE,  que está presente, hoje, em 35 municípios com igual número de Campus, oferecendo o Curso de  Técnico em Agropecuária e toda assistência ao estudante, inclusive alimentação, alojamento e  auxílio permanência.

Bartô Fernandes explicou que a realização do curso de Técnico Agropecuário,  já acatada pelo  Reitor  do Instituto, professor Virgilio Araripe,  vai ofertar, inicialmente, 50 vagas e que os sindicatos da Região do Cariri já estão sendo mobilizados para indicarem seus candidatos que terão, além do curso preparatório, hospedagem e alimentação.

Além disso, o IFCE,  está trabalhando em conjunto com a FAEC na implantação do Programa “Doutores do Sertão”, que visa aproveitamento dos alunos do  IFCE, que serão inseridos no trabalho da Federação,  levando o jovem de volta ao campo e promovendo a sucessão no meio rural. O mesmo projeto já está sendo trabalhado pelo IFCE de Sobral, pelo presidente do SINRURAL de Moraújo, Elder Aguiar, que também  participou da reunião. Para Elder Aguiar, este curso para os filhos dos produtores já é um inicio aprimorado do Projeto Doutores do Sertão, pois trabalha o ingresso desses jovens no município de origem em um curso especifico de capacitação. Nós vamos propor este mesmo curso   ao IFCE de Sobral, para os Sindicatos Rurais da Região Norte, disse Elder Aguiar.