Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC SOLICITA MAIS POLOS DE DISTRIBUIÇÃO DA CONAB PARA O CEARÁ

O novo Superintendente da CONAB-CE, Anastácio Antonio Vasconcelos, acompanhado de mais dois técnicos do órgão, estiveram nesta quarta-feira, dia 5, na sede do Sistema FAEC /SENAR-CE, ocasião em que apresentou a reestruturação da Companhia, que tem a meta de criar uma estrutura que dê mais agilidade para a empresa, com a inclusão de uma nova gestão, que tem como um dos pontos a aproximação da CONAB com o Sistema FAEC/SENAR e a realização de ações conjuntas.

Na ocasião, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Saboya, apresentou algumas sugestões, como o auxilio da CONAB em polos principais de distribuição junto aos Sindicatos Rurais, reduzindo o volume e o preço do frete para transporte da carga até o produtor. Outra questão sugerida foi a ampliação dos polos, bem como, o acréscimo de cargas de soja e algodão para o Estado.

O Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE, Sérgio Oliveira da Silva, aproveitou o momento para destacar a importância do Programa AGRONORDESTE, lançado pelo Governo Federal, através do MAPA, que está implantando no Ceará em torno 140 grupos de Assistência Técnica, beneficiando mais de 4.000 produtores no Estado, que, com certeza, irão precisar do apoio da CONAB para a aquisição do milho para alimentar os rebanhos. Conforme disse, o SENAR vai oferecer assistência técnica e gerencial a estes produtores, sendo que, a principal meta é tornar a propriedade rural em uma empresa. As cadeias produtivas a serem atendidas no referido programa são: ovinocaprinocultura de corte, caprinocultura de leite, apicultura, avicultura caipira carcinicultura, fruticultura e bovinocultura de leite.

Além do AGRONORDESTE, o Superintendente do SENAR ressaltou que a utilização do milho é importante para a produção agrícola dos produtores filiados aos Sindicatos Rurais que estão sendo beneficiados pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, do SENAR, mostrando ser este um dos principais pontos positivos da parceria do Sistema com a CONAB. Foi citado, ainda, a realização do XXIV Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, de 4 a 6 de junho próximos, como uma das propostas de ações de parceria entre o Sistema e a CONAB.

Ao final do encontro o Superintendente da CONAB, Anastácio Antonio Vasconcelos, deixou claro a intenção de redefinição da atuação da Companhia no Estado, visando atender todo o mercado agrícola, aumentando sua participação além do milho.

PRESENÇAS
Além do Superintendente da CONAB, Anastácio Antonio Vasconcelos, participaram da reunião os funcionários do Órgão, José Afonso Cavalcante e Joaquim Florêncio, o Presidente do Sistema FAEC/SENAR, Flávio Saboya, o Vice-Presidente da FAEC, Rodrigo Diógenes, o Vice-Presidente de Administração de Finanças da FAEC, Carlos Bezerra, o Superintendente do SENAR/CE, Sérgio Oliveira da Silva e os Presidentes dos Sindicatos Rurais de Jaguaretama, Expedito Diógenes Filho, e de Quixadá, Fausto Fernandes.

Maiores informações: (85) 3535 8000