O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR comemora nesta segunda-feira, dia 20 , vinte e sete anos(27) de atuação no Estado do Ceará. O SENAR é uma entidade privada administrada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA ,iniciando suas atividades no Ceará em 1993 , sendo o braço educativo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC. Sua missão é a oferta de cursos de formação profissional rural – FPR e de atividades de promoção social- PS, que mais tarde foi se expandindo para outras ações, como assistência técnica e gerencial, hoje seu carro-chefe.
Para o Presidente do Sistema FAEC/ SENAR, Flávio Saboya o balanço do trabalho do SENAR é significativo, até 2019, atendeu a 429.771 produtores cearenses, realizando 22.054 cursos, com uma carga horária de 899.858 horas-aulas. O Senar, oferece uma variedade de cursos, de tratorista a produtor de flores, de frutas, bovinocultura, caprinovinocultura, levando informações e tecnologias que transformaram o perfil da produção e da produtividade no campo, dado assim uma grande contribuição no desenvolvimento da Agropecuária em nosso Estado, ressalta Flavio Saboya.
Ele faz questão de lembrar que, o engenheiro José Ramos Torres de Melo Filho, então presidente da FAEC, foi quem esteve à frente do trabalho de implantação do SENAR no Ceará que inicialmente contou com o apoio do exército.
Em 2003, deu inicio ao Programa Agrinho em 9 municípios, que hoje atende a 48 municípios e já beneficiou em 18 anos, mais de 3 milhões de alunos do 2º ao 9º ano , das escolas públicas da zona rural, levando educação não formal em temas voltados para o interesse do campo, como Saúde, Meio Ambiente, Viver Bem no Semiárido,Cidadania e Cooperativismo.
Merece destaque especial a introdução em 2015, do Programa de Assistência Técnica e Gerencial- ATeG , com um modelo inovador baseado na produção assistida auxiliando, principalmente, os médios e pequenos produtores rurais. A partir deste ano de 2019, em parceria com o Ministério da Agricultura- MAPA e com o Programa AgroNordeste, está implantando 64 turmas de 30 produtores/cada, totalizando 4.320 beneficiários pela ATeG, em diversas cadeias produtivas.
Outra ação importante foi a implantação também em 2015, do Ensino Técnico semi-presencial, através de quatro Polos Presenciais da Rede e-Tec em Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim, com a oferta do curso Técnico em Agronegócio, que já formou 222 Técnicos., em cinco turmas.
Para o superintendente do SENAR -CE, Sérgio Oliveira da Silva, o SENAR é uma Instituição comprometida com sua missão de desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem do campo contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania. É com base nesse propósito que o SENAR-AR/CE executa suas ações com zelo e seriedade, atendendo gratuitamente milhares de trabalhadores do meio rural.
EMPREENDEDORISMO Rural
A Diretora Técnica do SENAR, Ana Kelly Cláudio, funcionária de carreira do SENAR no Estado, faz questão de assinalar a importância dos cursos de promoção social, que transformaram os alunos em grandes empreendedores. Entre os cursos ofertados nessa área , Kelly cita os de doces caseiros, pães, derivados do Leite, da macaxeira e da Palma forrageia, todos gratuitos. Hoje , milhares de famílias da zona rural vivem da fabricação destes produtos, que geram uma boa renda familiar, em sua grande maioria assumidos por mulheres que abriram seu próprio negócio. .
OS NÚMEROS DO SENAR EM 27 ANOS
429.771 produtores ATENDIDOS
22.054 cursos realizados
899.858 hora