Os quarenta e oito ( 48 ) municípios e as 196 mil 987 escolas da zona rural que estão participando do Programa Agrinho 2018, acabaram de entregar (dias 3 e 4/10), ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Regional do Ceará, seus trabalhos que vão concorrer aos cinco concursos de Redações (6º e 7º ano, 8º ao e 9º ano), Desenhos,(2º e 3º ano e 4º e 5º ano). Experiência Pedagógica (professor) e Município Agrinho( Município). Segundo a coordenadora do Programa Agrinho no Ceará, Germana Moreira, na segunda-feira, dia 8, a comissão julgadora já inicia a seleção dos trabalhos devendo os resultados serem anunciados oficialmente, no dia 23 de novembro, durante uma solenidade com a presença de todos os inscritos, onde serão entregues as premiações aos 10 primeiros colocados em cada categoria.
O tema deste ano “SABER ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO – AGRINHO EM DEFESA DA CIDADANIA” foi trabalhado pelas escolas da zona rural desde o mês de março, a primeira fase foi a capacitação dos professores e coordenadores para explorarem o tema de forma transversal dentro das unidades de ensino, onde foram distribuídas cartilhas para alunos e professores, utilizando uma metodologia própria e de forma ilustrativa. O resultado foi uma diversidade de propostas, explica Germana Moreira, onde tanto alunos, professores e coordenadores municipais estiveram envolvidos com muito amor e determinação. São 1.711 escolas, 9.652 professores e 196.987 alunos envolvidos.
Os trabalhos em desenho representam o pensamento dos alunos sobre cidadania, expressados em maquetes de urnas eletrônicas, ações de cidadania, sobre direitos e deveres do cidadão, normas da Constituição Federal, o Estado, o município e a federação em sua organização.
O Agrinho é um Programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que promove a educação e a formação inclusiva no campo, com a missão de formar futuras gerações.
Em 2018 o Programa completa 16 anos no Estado do Ceará, onde já beneficiou até 2017, 2 milhões e 500 mil alunos, 101.997 professores e 17.663 escolas. Segundo o Superintendente do SENAR-CE, Sergio Oliveira da Silva, ele é resultado de uma forte parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Secretaria do Meio Ambiente do Estado, os municípios cearenses, instituições públicas e privadas, com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais.
Culminância das ações
O mês de Setembro, marcou a culminância das ações desenvolvidas pelo Programa Agrinho durante o ano de 2018 nas Escolas da Zona Rural em mais de 40 municípios cadastrados.
A culminância geral reuniu autoridades municipais, alunos, pais, comunidade, professores, coordenadores pedagógicos, diretores das escolas da zona rural, e ainda parceiros e sociedade civil, para a socialização das atividades trabalhadas relacionadas ao tema central da edição 2018 do Programa: “Cidadania”.
Foram eventos de muita interação e socialização que contaram com visitação e apresentações artística-culturais, como dança, teatro, poesia, música, numa certificação do grande trabalho realizado pelas escolas rurais no desenvolvimento do Programa durante o ano, disse a coordenadora Germana Moreira.
Já no dia 27 de setembro, uma comitiva de alunos da Escola Cel. Joaquim Simão de Oliveira, do Distrito de Guassi, Município de Redenção, estive em visita a sede do Sistema FAEC/SENAR-CE, conhecendo as instalações onde foram recebidos pela Coordenadora do Programa Germana Moreira, pela Diretora Técnica Kelly Claudio e pelo Presidente do Conselho de Administração, Flávio Saboya e o Superintendente do Senar-CE, Sérgio Oliveira.
Municípios que concorrem no Agrinho 2018
- ACARAPE
- ARACATI
- ARACOIABA
- ARATUBA
- BARREIRA
- BATURITÉ
- BEBERIBE
- BOA VIAGEM
- CAPISTRANO
- CARIDADE
- CASCAVEL
- CHOROZINHO
- DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO
- FORTIM
- FRECHEIRINHA
- GUARAMIRANGA
- GUAIÚBA
- IBICUITINGA
- ICAPUÍ
- IGUATU
- IPU
- ITAIÇABA
- ITAPIÚNA
- JAGUARIBE
- JAGUARUANA
- LIMOEIRO DO NORTE
- MARCO
- MAURITI
- MORADA NOVA
- MORRINHOS – AGUARDANDO O FORMULÁRIO DE ADESÃO
- MULUNGU
- NOVA RUSSAS
- OCARA
- PACOTI
- PALMÁCIA
- PARACURU
- PINDORETAMA
- QUIXELÔ
- QUIXERÉ
- REDENÇÃO
- RUSSAS
- SABOEIRO
- SÃO BENEDITO
- SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
- TABULEIRO DO NORTE
- TIANGUÁ
- UBAJARA
- VIÇOSA DO CEARÁ
Sobre o Programa Agrinho
O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que promove a educação e a formação inclusiva no campo, com a missão de formar futuras gerações para a agricultura. Que em 2018 completa 16 anos de aplicação no Estado do Ceará.