O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE, realiza, amanhã, dia 2 de abril, de 8 às 17 horas, no no Auditório Pitaguary do Hotel Amuarama, em Fortaleza, o I Encontro dos Coordenadores Municipais do Programa Agrinho, com o novo tema “Agrinho junto ao Cooperativismo”, que será desenvolvido este ano, em 45 municípios cearenses, numa parceria com o Sistema SESCOOP/OCB-CE, podendo chegar a 50 municípios.
Em 2019, o Agrinho comemora 17 anos e vai trabalhar o Cooperativismo, instrumento referencial de garantia da democracia, com lições que vão da história da cooperação aos valores e princípios do cooperativismo, dos ramos à Constituição de um empreendimento cooperativo, dos Diretos aos Deveres dos Cooperados, disse oa Superintendente do SENAR-CE , Kelly Cláudio Gonçalves. Ano passado, o tema trabalhado foi Cidadania, mas durante estes 17 anos, já foram trabalhados diversos temas, inclusive alguns repetidamente, diante da abrangência. Foram eles: Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, Viver Bem no Semiárido, Cidadania. O Agrinho é um programa direcionado aos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas da zona rural e trabalha de forma transversal, visando formar produtores rurais mais conscientes.
Na ocasião, serão distribuídas as cartilhas dos alunos do 2o ao 5o ano, e do 6o ao 9o ano, e o Manual do Professor-Guia de Atividades. A cartilha de 2º ao 5º ano, é apresentada em forma de história em quadrinhos. Esse ano, o SENAR-CE está com uma parceria importante com o Sistema SESCOOP/OCB-CE , que ajudou na concepção das duas cartilhas e na impressão das mesmas, disse a Diretora Técnica do SENAR. Segundo dados da OCB-CE, existem hoje 103 cooperativas filiadas ao Sistema no Ceará, no ramo do agronegócio, as cooperativas de produção de mel e de leite e seus derivados leite, são em maior número.
A abertura do evento, contará com as participação do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR AR/CE, Flávio Viriato de Saboya Neto, do Superintendente da Diretora Técnica do SENAR/AR-CE, e da Coordenadora do Agrinho do SENAR/CE, respectivamente, Sérgio Oliveira da Silva, Kelly Cláudio e Germana Moreira, do Presidente do Sistema SESCOOP/OCB-CE, João Nicédio Alves Nogueira.
O encontro contará ainda com a participação de duas facilitadoras Maria José Barbosa e Ilana Maria de Oliveira Maciel. Logo na abertura haverá dinâmica de acolhida e a conceituação sobre Cooperação e Cooperativismo, seguindo-se orientações pedagógicas sobre o Relatório da Experiência Pedagógica, que será realizada no decorrer do ano pelos professores. Na parte da tarde, será distribuído o material pedagógico , as cartilhas dos alunos e o Guia de Atividades dos Professores.
A técnica do Sistema SESCOOP/OCB/CE , Marilúcia Sousa, Técnica em Promoção Social está acompanhando todo o trabalho juntamente com a Coordenadora do Agrinho, Germana Moreira.
SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO
Para o Presidente do Conselho de Administração do SENAR/CE, Flavio Saboya este ano,o Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL traz uma proposta inovadora para trabalhar com crianças, adolescentes e jovens , produzindo a coleção Agrinho – “Cooperativismo”, composta pelas cartilhas do 2o ao 5o ano, do 6o ao 9o ano e do Guia de Atividades com a ideia de trabalhar o tema nas escolas, com os alunos do ensino fundamental, visando formar futuros produtores rurais mais conscientes das características físicas do espaço em que vivem e do associativismo, em parceria com o SESCOOP-OCB-CE..
Já o Presidente da OCB-CE, João Nicédio Nogueira, destaca a importância de levamos de mãos dadas com o Sistema FAEC/SENAR/CE, ao conhecimento dessa meninada do campo o fantástico universo da cooperação, pela construção de um mundo mais justo e equânime. É o sistema Cooperativista corroborando os ideais do programa AGRINHO- bem sucedida ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE, disseminando nessas escolas, pela via da cooperação, o real, significado da família, do respeito aos mais velhos, dos direitos e deveres, da preservação do meio ambiente, do empreendedorismo, entre outros.
Municípios AGRINHO 2019
Acarape, Aracati, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Capistrano, Cascavel, Caridade, Chorozinho, Irapuan Pinheiro, Fortim, Guaiúba, Ibicuitinga, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Ipu, Itaiçaba, Itapiúna, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Marco, Mauriti, Morada Nova, Morrinhos, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Piquet Carneiro, Quixelô, Quixeré, Redenção, Russas, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Ubajara, Umirim e Viçosa do Ceará.
Sobre o Agrinho
O Agrinho é um programa de responsabilidade social do SENAR que, há 17 anos leva às escolas públicas rurais cearenses dos municípios participantes, uma proposta pedagógica diferenciada, na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa voltada para temas de interesse da atividade agropecuária. Os alunos recebem cartilhas com o tema do ano e os professores um Guia de Atividades. Com a finalidade de incentivar a maior participação dos alunos e professores, o SENAR realiza também um concurso de redação e desenho, entre os alunos, experiência pedagógica, entre os professores, e Município Agrinho, entre os municípios.