No dia 10 de fevereiro último a Diretoria Executiva e Plena da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), compostas pelos Vice-Presidentes Regionais com a participação da Diretora do Departamento Sindical, Nilza Luna, promoveu através de videoconferência a primeira reunião de 2021, quando colocou em pauta o afastamento do cargo de presidente da FAEC, do Dr. Flávio Viriato de Saboya Neto, acometido pela Covid-19 , a sua licença para tratamento de saúde e a substituição imediata, e de forma temporária pelo Vice-Presidente.
Pelo Regimento estatutário da Federação, com o afastamento do Presidente, assumiu imediatamente as funções o Vice-Presidente, Rodrigo Nogueira Diógenes, engenheiro agrônomo. Todos os vice-presidentes regionais demonstraram solidariedade e reiteraram amizade ao Dr Flávio Saboya, desejando um breve restabelecimento, destacando suas qualidades como líder do setor agropecuário, sempre atento aos problemas e soluções.
Na ocasião, todos lembraram também, sobre a saúde do ex- vice-presidente Regional do Vale do Coreaú, Zé Pinto, que se encontra acometido pela Covid-19. Ele é pai do atual presidente do SINRURAL de Coreaú e Vice-Presidente Regional, Emerson Pinto Moreira, e que tem uma larga folha de serviços prestados à FAEC.
Ainda foi tratada outros assuntos de interesse do Sistema como Decreto do Governo do Estado de No 33.920 de 03 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre a cobrança pelo uso de recursos hídricos superficiais subterrâneos de domínios no Ceará. A Direção da FAEC deverá promover em breve uma reunião entre a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos- COGERHR e os presidentes de Sindicatos, para esclarecimento do assunto.