O Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, realizado hoje, 13, no auditório do Sistema FAEC/ SENAR -CE contou com dois eventos, o lançamento do livro intitulado Cedro e Mogno no Semiárido, 170 perguntas e 170 respostas, de autoria do engenheiro agrônomo Chico Rosa, e o lançamento do Projeto Viva o Leite- Competitividade e Sustentabilidade das Propriedades leiteiras, da Associação dos Produtores de Leite o Ceará-APROLECE, que será desenvolvido em parceria com o Sistema FAEC/Senar, Sebrae-CE,, OCB e Agência de Desenvolvimento do Estado-ADECE..
O lançamento do livro contou com a presença de diversos produtores e engenheiros agrônomos, do ex-deputado estadual Wandely Pedrosa, conselheiro do TCM e ex-deputado Manoel Veras, representação do Sebrae, da Adece, do Banco do Nordeste da Seapa-Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Senar, Faec,
O livro com 233 páginas trata de um tema bastante atual que é o reflorestamento como peça de inibição da emissão de gases de efeito estufa,além de destacar a alta rentabilidade econômica que as culturas de mogno e cedro propiciam ao produtor rural. A grata revelação é que o mogno como uma espécie florestal de alto valor econômico, está se adaptando muito às condições do semiárido nordestino. É um perfil de atividade rural com retorno econômico competitivo com qualquer das atividades rurais do sul, sudeste e centro-oeste onde as condições climáticas tem outras características. Atualmente a atividade de reflorestamento já se estende por mais de 40 muncipios, num total de 480 produtores rurais entre mini, médios e grandes, tendo já 101.600 árvores já plantadas m solos cearenses, destacando-se os municípios de Nova Russas, Viçosa do Ceará, Russas, Novo Oriente, Ararendá, Ipueiras, Croatá, Ibiapina,Jucás, Pedra Branca.
Segundo o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- Flávio Saboya, o livro é de grade importância para a categoria dos engenheiros agrônomos e produtores rurais interessados na atividade, informando que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar-CE deverá contratar o engenheiro agrônomo Chico Rosa para capacitar seus instrutores neste trabalho de reflorestamento Lembrou ainda que a CNA, está desenvolvendo há três anos um importante programa com os Biomas Brasileiros, incluindo o Bioma Caatinga, cujas pesquisas se desenvolvem no município de Ibaretama, no Ceará, com técnicos da Embrapa Floresta.
Na ocasião o articulador de agronegócio do Sebrae-Ce, Germano Blum informou que o Sebrae-Ce deverá realizar nos próximos meses cinco seminários regionais sobre o tema de Reflorestamento como negócio, cobrindo todo o Estado do Ceará , tem do como palestrante o autor do livro e pioneiro nesta ação no estado do Ceará. No dia 27 de setembro, o Seminário será realizado em Nova Russas e no dia 28, em Tianguá, 13 de outubro, em Limoeiro do Norte, 14 de outubro, em Crato e 31 de outubro, em Fortaleza. Chico Rosa é Presidente da Associação Brasileira de Reflorestamento do Semiárido- ABRS, com sede na cidade de Nova Russas-Ce.
A obra e o autor foram apresentados pelo engenheiro agrônomo Hélio Chaves, da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, que destacou o pioneirismo de Chico Rosa , que está quebrando um tabu onde se dizia que não era possível fazer reflorestamento no Ceará.Segundo ele, a Seapa está elaborando um programa de reflorestamento em propriedades rurais com o apoio de Chico Rosa, e apoio financeiro do Banco do Nordeste.
PROGRAMA VIVA O LEITE
Na ocasião, foi assinado um convênio de cooperação entre a Associação dos Produtores de Leite do Estado do Ceará, APROLECE,envolvendo a FAEC,o SENAR-CE, o Sebrae-Ce, com vistas a promover a competitividade e sustentabilidade empresarial das propriedades leiteiras dos associados da Aprolece. O Presidente da APROLECE , Claúdio Tibúrcio Junior, o diretor Manoel Belarmino e diversos associados , estiveram presentes e destacaram a importância de sempre estar capacitando os produtores para melhorar sua produção, principalmente diante das dificuldades pelas quais atravessam os produtores de leite no Estado do Ceará, ocasionado por cinco anos seguidos de seca, o elevado custo da produção e o preço incompatível com as despesas.
A ação prevê assessoria técnica e empresarial com 3.456 horas em 15 propriedades rurais, duas missões técnicas, seis palestras e uma Central de Negócios. Serão contratados profissionais experientes na área, um agrônomo e um veterinário que prestarão assessoria técnica e gerencial aos associados que se interessarem pelo projeto, palestras técnicas, que serão ministradas por profissionais de méritos indiscutíveis . O convênio de cooperação prevê também duas missões técnicas importantes, uma em Alagoas, sobre Palma Forrageira e outra no município de Castro, no Paraná, onde se realiza hoje o maior evento de pecuária leiteira do país- a Agroleite.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –Senar-CE, será o responsável pela assistência técnica e gerencial, dentro do Projeto Sertão Empreendedor. Entre as ações para o desenvolvimento do trabalho, estão previstas a avaliação da situação inicial da propriedade, visitas técnicas retirada de amostras, exames de brucelose e tuberculose em todo o rebanho, ampliação de técnicas de manejo de ordenha e qualidade de leite, manejo do rebanho, implantação do quadro reprodutivo e ficha dos animais.
Att. Assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/Senar-CE
Fone: 3535-8033/ 85 -999819640