A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC promoveu hoje, 21, mais uma reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO – quando ocorreu a apresentação da programação do AGROPEC SEMIÁRIDO 2017, pelo Assessor da Presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte – FAERN; Rodrigo Melo. O evento será realizado em Natal/RN, de 7 a 8 de agosto onde acontecerá palestras técnicas, debates, painéis, aulas práticas em arenas envolvendo 10 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio e sediando ainda o V Congresso Brasileiro da Palma, numa promoção da CNA, FEDERAÇÕES DE AGRICULTURA DO NORDESTE, SENAR E SEBRAE ..
O I AGROPEC SEMIÁRIDO foi realizado em 2015 ,em Salvador – BA, sendo uma ação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com suas Federações do Nordeste e este ano será realizado no Estado do Rio Grande do Norte O objetivo é levar as tecnologias mais avançadas e as práticas mais modernas que estão sendo desenvolvidas pelo mundo para produção semi-árida. Para o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB/SENAR, João Martins, ” de nada adiantam essas tecnologias se continuarmos com um Brasil desigual e sem políticas públicas específicas para a região. É fundamental um tratamento diferenciado para o Nordeste para que possamos amenizar essas disparidades econômicas e sociais – cobrou.
Rodrigo Melo disse que o desafio é fazer o segundo evento cada vez melhor do que o da Bahia, principalmente a qualidade e com um caráter inovador., por isso o tema central era Inovação e Gestão. ” Esse ano a gente procurou trazer o tema Inovação dos assuntos no trato com os agropecuaristas. Serão dez assuntos, com sala temáticas: Inovação e gestão,,Boas práticas agropecuárias, Consórcio agrosilvapastorial , Produção e geração geleia real, de pólen é rainha Piscicultura , Ave e Suino , Bovinocultura de corte com destaque para Nutrição e forragem. Muitos casos de sucesso serão apresentados pelos próprios produtores.
A primeira das inovações desse ano é que o AGROPEC acontecerá no ambiente muito parecido com uma fazenda , será no Parque de Exposições de Natal ,com 27 há de parque, terá uma pista de desfile, pavilhões , 10 salas temáticas tipo seminário , com estrutura para atender exposição, uma sala da palma e um espaço externo para dinâmica sobre a palma com algumas tecnologias de manejo e condições de chuva, e uma fazendinha , terá também sete arenas a céu aberto onde ocorrerão 14 dinâmicas, Restaurante, uma praça de convivência,
Temas como Barragens de subterrâneas, tecnologias de maior armazenamento de água, renegociação de dívidas, foram sugeridas pelos presidentes de sindicatos do Ceará . O presidente da FAEC garantiu a participação de duas caravanas de produtores cearenses ao evento. A Inscrição será gratuita para os produtores.
O AGROPEC semiárido é um seminário que aproxima a tecnologia validade nos centros de pesquisa ao produtor rural em um rico ambiente de discussão , com uma ampla programação técnico-cientifica tendo a participação de palestrantes de nomes de destaque nacional e internacional, além de exibição de empresas produtoras de máquinas e implementos e outros insumos.
Sobre o V Congresso de Palma
O coordenador de projetos do SENAR nacional Joaci Medeiros , fez a apresentação do V Congresso Brasileiro da Palma e outras Cactáceas, que será realizado dentro do AGROPEC , que teve início em, 2009, e em 2013 foi em Fortaleza , dentro do PECNORDESTE. Neste período houve um crescimento de 13% no número de inscritos de 458 para 519 é um aumento e 62% nos trabalhos apresentados , que saltou e 61 para 99 , mostrando a importância da temática da palma que definitivamente entrou na agenda de várias instituições. Este ano, o Comgreso da Palma terá a parceria da ACaa, CNA. Senar , Sebrae e Emparn. A ideia é trazer o 10o Congresso Internacional de Palma para o Brasil em 2020, anunciou Rodrigo.
PECNORDESTE
O Seminário Nordestino de Pecuária- PECNORDESTE, foi destacado na ocasião, como um evento que inspirou o AGROPEC SEMIÁRIDO lançado pela CNA de forma itinerante na Região Nordeste. O Coordenador do PECNORDESTE, Paulo Hélder de Alencar Braga, disse que essa iniciativa da CNA vem se somar ao trabalho do PECNORDESTE., que este ano fará o I Congresso Cearense da Palma. O coordenador do Congresso dentro do PECNORDESTE , Jorge Prado destacou a importância do AGROPEC, ” estamos trabalhando para implantar a palma no Ceará, com tecnologia, é um evento como esse traz muita informação, é muito importante participar, a gente acaba aprendendo muito, uma dessas experiências que aprendi recentemente foi sobre o uso da palma picada na copa de áreas frutíferas , a planta deu um maior desenvolvimento, disse ele.
FAEC INSTALA UNIDADE DEMONSTRATIVA DE DESSALINIZADOR
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, colocou em sua sede uma unidade demonstrativa de dessalinizador de água e apresentou aos presidentes de sindicatos rurais do Estado, logo após a reunião do Agropacto . O equipamento é móvel e visa propiciar o acesso ã água para consumo humano das comunidades rurais e tornar a água potável para consumo humano. O interessante do equipamento é que ele pode gerar renda para o,produtor que poderá vender água tratada a partir da aquisição de uma unidade de tratamento de água comunitária. A tecnologia é 100% cearense , desenvolvida pela empresa Policaly Nanotecn- AGUABRAS.
Esse mesmo equipamento será instalado no Projeto Bioma Caatinga, em desenvolvimento pela CNA E EMBRAPA., na fazenda Triunfo, município de Ibaretama.
Ali será instalada em breve uma UTR- Unidade de seleção e adaptação de desenvolvimento de plantas forrageiras tolerantes a seca e seu uso racional no semiárido brasileiro, da Embrapa. O presidente da FAEC, Flávio Saboya será o coordenador de 12 UTRs que serão instaladas na Região Nordeste.
PROTESTO
Durante a reunião do AGROPACTO, que tratou da realização do AGROPEC SEMIÁRIDO, o Presidente da FAEC, Flávio Saboya lamentou a extinção do Ministério da Aquicultura e Pesca e a transferência do setor de aquicultura para o MDIC. Temos agora uma outra banda do agronegócio para um ministério que não tem nada a ver, quando deveria ter ido para o MAPA .