Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

União entre setor público e produtivo impulsiona o sucesso do PEC Nordeste 2025

André de Paula (ministro da Aquicultura e Pesca), Elmano de Freitas (governador do Ceará), João Martins (presidente da CNA), Amílcar Silveira (presidente da Faec)

Conduzida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, a cerimônia de abertura do PEC Nordeste 2025 reuniu autoridades, produtores rurais, industriais, sindicatos e lideranças classistas. Em seu discurso de boas-vindas, Amílcar destacou a força do agro cearense e a importância da união entre os diversos entes da iniciativa pública e do setor produtivo para o desenvolvimento do Ceará.

Amílcar Silveira falou dos desafios enfrentados pelos produtores rurais e do compromisso da Faec com soluções conjuntas: “Nós vamos encontrar produtores com dificuldades neste ano, mas não vamos transferir responsabilidades. Vamos fazer parcerias. Vamos pegar na mão do governador, dos deputados, da CNA, do Senar. Vamos para o campo ajudar cada produtor rural deste estado, porque eles precisam e merecem.”

Silveira também destacou a dimensão da edição de 2025, a maior de todas as já realizadas. “Sejam bem-vindos à maior feira já vista no Centro de Eventos do Ceará. Sejam bem-vindos à transformação da Federação da Agricultura. Sejam bem-vindos ao PEC Nordeste. Nós transformamos o agronegócio do Ceará e iremos fazer muito mais. Esperamos aqui 15 mil pessoas nos nossos seminários, com 496 trabalhos científicos, 203 caravanas, 238 palestrantes e 71 mediadores. Essa é a dimensão do nosso evento”, disse.

Um dos homenageados da noite, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, enfatizou os laços entre o setor público e o setor produtivo, além de reconhecer o trabalho do presidente da Faec nos últimos anos. “Amílcar, este PEC Nordeste é produto do seu esforço e de sua liderança. Nós ainda vamos realizar, juntos, muitas coisas.”

Elmano anunciou ainda a criação do Agro Parque, no município do Eusébio, no terreno do antigo autódromo. Um espaço multiuso que poderá receber eventos agropecuários de grande porte, como o PEC Nordeste. “Teremos, enfim, um Parque de Exposições à altura do agronegócio do Ceará”, disse Elmano. O governador também anunciou a conclusão do Cinturão das Águas no Cariri até junho de 2026, além da retomada das obras da Transnordestina. “Estamos alterando radicalmente a infraestrutura de produção do Estado do Ceará”, pontuou.

CNA e Ministério da Aquicultura e Pesca
Entre os participantes que compuseram o palco do evento, esteve o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins. Em seu discurso, ele destacou o papel central do agro no desenvolvimento nacional. “Ninguém tem mais dúvidas de que somos um país agrícola. Hoje, todo mundo está trabalhando com o foco na agricultura. A indústria que fabrica o trator está funcionando porque aquele trator está trabalhando com a agricultura. O PEC Nordeste é uma dádiva divina, pois aqui se reúnem aqueles que produzem alimentos para o consumo interno dos brasileiros e que ainda exportam para mais de 100 países do mundo. Por isso, faço um apelo aos políticos que governam: ajudem o agro. Nós acreditamos no Brasil. Já mostramos que somos capazes de fazer”, disse Martins.

Já o ministro da Aquicultura e Pesca, André de Paula, também elogiou a organização do PEC Nordeste e lembrou que o agro cearense registrou, em 2004, um crescimento exponencial de 25,4%, o maior do país. “Isso mostra a força da agropecuária do Ceará. Quero dizer a todos vocês, cearenses, que eu, pernambucano de nascimento, me sinto em casa quando estou no Ceará, pois são muitas as nossas afinidades na economia e na cultura.”

Durante a cerimônia de abertura, foi assinado um termo de compromisso com a Codevasf para autorização de fornecimento de ração para atender pequenos produtores aquícolas do Ceará.

Homenagens
Durante a solenidade de abertura, a Faec entregou a Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra a três homenageados: Elmano de Freitas recebeu na categoria Administração Pública; Luís Mendes de Sousa Andrade foi premiado na categoria Liderança Classista; e Fábio Régis de Albuquerque recebeu o prêmio na categoria Desenvolvimento Científico, Econômico e Tecnológico.

Autoridades presentes
Também estiveram presentes no primeiro dia do PEC Nordeste 2025: o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Romeu Aldigueri; o Senador Cid Gomes; os deputados federais Robério Monteiro, José Airton, Danilo Forte, Domingos Neto e Júnior Mano; os deputados estaduais De Assis Diniz, Antônio Granja, Simão Pedro, Guilherme Landim, Juliana Lucena, Felipe Mota, Marta Gonçalves, Salmito Filho e Antônio Henrique; o desembargador federal Leonardo Carvalho; o desembargador do TRT Durval César; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho; o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana; o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck; a secretária do Meio Ambiente, Vilma Freire; o diretor superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto Gurgel; o superintendente da Codevasf, Marlos Costa; o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; e a superintendente do Banco do Brasil no Ceará, Priscila Requejo, além de presidentes de federação da agricultura e pecuária de outros estados.