Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

UMA TERRA PROMETIDA

Sem título2

Comunidade do Mineiro encontra uma luz. : O SENAR

Sem títuloNa comunidade do Mineiro , situada a 24 km da cidade de Icó-CE, às margens do Rio Salgado éramos ricos e não sabíamos, depois de mais de 100 anos  renasceu em 2016. Durante muito tempo esta comunidade vivia da agricultura plantando milho e feijão, também dependia de benefícios sociais e aposentadoria.

Em busca de novas alternativas o Sr. Cicero Pereira de Araújo (Cicinho do Mineiro) Presidente da Associação Comunitária do Sitio Mineiro encontra uma nova luz, com o apoio da Secretaria de Ação Social do município do Icó,  foi feita a solicitação de cursos ao(SENAR).

De 05 a 08 de abril de 2016 recebemos o curso de Avicultura Básica ministrada pelo instrutor Sr. Aldy Torres, com a participação de 17 produtores tendo um ótimo aproveitamento.

Em seguida, solicitamos o curso de Fabricação de Pães Artesanal e/ou Caseiro, de 17 a 20 de maio de 2016, ministrado pela instrutora Sr.ª Rosangela com a  participação de 18 pessoas, obtendo um ótimo aproveitamento. De 30 de maio a 02 de junho 2016, foi formada uma nova turma, ministrada pelo instrutor o Sr. Aldy Torres, contando com 20 participantes.

A comunidade entusiasmada com a qualificação profissional e a sustentabilidade  familiar e social tendo em vista que os três  (03) cursos realizados nesta comunidade, tudo ocorreu em perfeita harmonia, com muita seriedade e compromisso pelas famílias(SENAR) e famílias(MINEIRAS), além de ótimos instrutores, fomos acompanhados pelo presidente do (SINRURAL) de Iguatu ,  José Queiroz Magalhães, e pelo supervisor regional o Sr. Dorimedonte e pessoas da Secretaria de Ação Social de Icó, que estiveram  marcando presença e nos apoiando nestas três  oportunidades.

Além de grandes profissionais eles semearam a semente do bem no coração de cada mineirense. Hoje dos 20 participantes do curso do olericultura orgânica 16 , já estão produzindo. Veja tudo que foi plantado na comunidade (Coentro/cebolinha/ pimenta de cheiro/ pimenta vermelha/ pimentão/ repolho/ pepino/ alface/ jerimum/ mamão/ batata/ cenoura/ beterraba quiabo/ tomate/ maxixe/ macaxeira.)

Alguns destes produtos acima citados, os mesmos  já estão sendo consumidos pela comunidade e a melhor noticia é que foram  formados grupos familiares, e algumas famílias já complementam suas rendas  comercializando na região. Vale ressaltar, que todos  os produtos produzidos na comunidade é 100% orgânico.

  • O curso de pães artesanal na comunidade a certeza de produzir economizando mais. Muitos já fazem para o consumo, e um pequeno grupo formado já fez a 1º tentativa de venda.
  • O curso de avicultura básica deixa resultado bom, pois muito está criando de forma mais econômica; alguns aviários pequenos já foram feito e está dando certo.

Ainda somos pequenos produtores, mais somos capacitados com muito orgulho pela maior Escola da T erra(SENAR).

Muitos já foram plantados, mais muito mesmo é o que temos para colher. Pois foram apenas 105 dias e nossa história não é mais a mesma veja só Brasil, a  comunidade do Mineiro recebe (55) qualificações entre si, vários estão plantados para o futuro.

Mensagem

Ao SENAR

Plantamos sonhos

Cultivamos com esperança

Regamos com serenidade

Adubamos com atitude

Colhemos com carinho

Servimos e distribuímos com amor

Porque sem amor nada teremos.

Parabéns.

       Cícero Pereira de Araújo (Cícero do Mineiro)

                        (Novo Agente do Bem)

            Presidente da Associação Comunitária

Icó – CE, 19/07/2016