Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Trabalhos dos Concursos chamam a atenção pela criatividade

Os quarenta e oito ( 48 )municípios e Os 196 mil 987 alunos  da zona rural que estão participando do Programa Agrinho 2018, já entregaram  ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Administração Regional do Ceará, seus trabalhos que vão concorrer aos cinco concursos de Redações  (4º e 5º ano, 6º e 7º ano, 8º e 9º ano), Desenho (2º e 3º ano) Experiência Pedagógica (professor) e Município Agrinho( Município).

Segundo a coordenadora do Programa Agrinho no Estado , Germana Moreira, na segunda-feira, dia 8, a comissão de avaliação composta por sete técnicas   iniciou a seleção dos trabalhos devendo os resultados serem anunciados oficialmente, no dia 23 de novembro, durante uma solenidade com a presença de todos, onde serão entregues as premiações aos 10 primeiros colocados em cada categoria.

O tema deste ano “SABER ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO “AGRINHO SAI EM DEFESA DA CIDADANIA”  foi trabalhado pelas escolas da zona rural desde o mês de março, a primeira fase foi a capacitação dos professores e coordenadores para explorarem o tema de forma transversal dentro das unidades de ensino, onde foram distribuídas cartilhas com  os alunos e professores , utilizando uma metodologia própria e de forma ilustrativa. O resultado foi uma criatividade sem medidas, explica Germana Moreira, onde tanto os alunos , professores e coordenadores municipais estiveram envolvidos com muito amor e determinação. São 1.711 escolas , 9.652 professores e 196.987 alunos envolvidos.

Os trabalhos em desenho chamam a atenção pela criatividade e  representam o pensamento dos alunos sobre Cidadania, expressados em maquetes de urnas eletrônicas, ações de cidadania, cuidados com o meio ambiente, uso de energia renováveis, direitos e deveres do Cidadão, normas da Constituição Federal , o estado, o município e a federação em sua organização, entre outros.

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar, que promove a educação e a formação inclusiva  no campo, com a missão de formar futuras gerações. Está completando 16 anos no Estado do Ceará, onde já beneficiou até 2017, 2 milhões e 500 mil alunos, 101.997 professores e 17.663 escolas. Segundo o Superintendente do SENAR-CE, Sergio Oliveira da Silva, ele é resultado de uma forte parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Secretaria do Meio Ambiente do Estado, os municípios cearenses, instituições públicas e privadas , com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais.

Culminância das ações

O mês de Setembro, marcou a culminância das ações desenvolvidas pelo Programa Agrinho durante o ano de 2018 nas Escolas da Zona Rural de vários municípios como:  Viçosa do Ceará, Russas, Deputado Irapuan Pinheiro, Cascavel, Iguatu, Limoeiro do Norte, Quixeré, Itaiçaba, Acarape, Quixelô, Palmácia, Barreira, Ocara, entre outros.

A culminância geral reuniu autoridades municipais, alunos, pais, comunidade, professores, coordenadores pedagógicos, diretores das escolas da zona rural, e ainda parceiros e sociedade civil, para a socialização das atividades trabalhadas relacionadas ao tema central da edição 2018 do Programa: “Cidadania”.

Foram eventos de muita interação e socialização que contaram  com visitação e apresentações artística-culturais, como dança, teatro, poesia, música, entre outras, numa certificação do grande trabalho realizado pelas escolas rurais no desenvolvimento do Programa durante o ano, disse a coordenadora Germana Moreira.

Já no  dia 27 de setembro, uma  comitiva de alunos da Escola Cel. Joaquim Simão de Oliveira,  do Distrito de Guaci,do Município de Russas, estive em visita a sede do Sistema FAEC/SENAR-CE , conhecendo as instalações onde foram recebidos pela Coordenadora do Programa  Germana Moreira, pela Diretora Técnica Kelly Claudio e pelo Presidente do Conselho de Administração , Flávio Saboya e Superintendente do Senar-CE, Sergio Oliveira.

Municípios Agrinho 2018

  1.  ACARAPE
  1.  ARACATI
  1.  ARACOIABA
  1.  ARATUBA
  1.  BARREIRA
  1.  BATURITÉ
  1.  BEBERIBE
  1.  BOA VIAGEM
  1.  CAPISTRANO
  1.   CARIDADE
  1.   CASCAVEL
  1.   CHOROZINHO
  1.   DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO
  1.   FORTIM
  1.   FRECHEIRINHA
  1.   GUARAMIRANGA
  1.   GUAIÚBA
  1.   IBICUITINGA
  1.   ICAPUÍ
  1.   IGUATU
  1.   IPU
  1.   ITAIÇABA
  1.   ITAPIÚNA
  1.   JAGUARIBE
  1.   JAGUARUANA
  1.   LIMOEIRO DO NORTE
  1.   MARCO
  1.   MAURITI
  1.   MORADA NOVA
  1.   MORRINHOS – AGUARDANDO O FORMULÁRIO DE ADESÃO
  1.   MULUNGU
  1.   NOVA RUSSAS
  1.   OCARA
  1.   PACOTI
  1.   PALMÁCIA
  1.   PARACURU
  1.   PINDORETAMA
  1.   QUIXELÔ
  1.   QUIXERÉ
  1.   REDENÇÃO
  1.   RUSSAS
  1.   SABOEIRO
  1.   SÃO BENEDITO
  1.   SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
  1.   TABULEIRO DO NORTE
  1.   TIANGUÁ
  1.   UBAJARA
  1.   VIÇOSA DO CEARÁ

Sobre o Agrinho

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar,  que promove a educação e a formação inclusiva no campo, com a missão de formar futuras gerações. Está completando 16 anos no Estado do Ceará.