Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Tomou posse a comissão de ética do Sistema Faec/Senar

Na quarta-feira, 12 de setembro, o sistema Faec/Senar realizou solenidade para apresentar o novo manual de conduta e empossar a sua Comissão de Ética.

Jaqueline Cavalcante – Auditora de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU/CE

Para iniciar a solenidade de apresentação do Novo Código de Conduta do SENAR -AR/CE pela colaboradora desta Regional Francisca Ivonisa Holanda de Oliveira, em seguida a apresentação do Coral “Sétima voz” formado por servidores do Tribunal Regional do Trabalho – TRT7.

O evento também contou para a participação da Servidora Jaqueline Cavalcante –  Auditora Federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União – CGU/CE. A auditora apresentou os resultados e perspectivas do selo Pró-Ética como modelo de inovação e implementação de práticas para promover valores éticos e medidas de prevenção e combate à corrupção.

“Participar deste momento no Senar é enriquecedor e gratificante. Momento em que foi apresentado a versão atualizada do código de conduta, uma correlação direta com a política do ‘Empresa Pró-Ética’ na adoção de programas  de integridade, política de ética e conduta nas relações com a sociedade”.

Dentre os pontos positivos que o selo traz para a empresa que conseguem obter a certificação estão: reconhecimento público, publicidade positiva, avaliação de integridade. Benefícios que interferem diretamente na qualidade dos serviços prestados pela empresa e principalmente no relacionamento entre colaboradores.

Sobre a qualidade da comunicação, a servidora destacou a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae “é preciso treinar bem, e comunicar bem, se distanciar da relação normativa”. Com esta afirmação, Jaqueline Cavalcante esclarece que as empresas precisam articular estratégias para tornar efetivo o  conhecimento do seu manual de conduta por toda a empresa. Isso demanda um esforço para que não hajam dúvidas entre os colaboradores da responsabilidade que cada um tem sobre os resultados da empresa.

Da composição do conselho de ética:

Tomaram posse  Anízio de Carvalho Júnior – presidente; Francisca Ivonisa Holanda de Oliveira – Secretária; Ana Cláudia Mota – Membro Titular e os demais suplentes Carolina Barroso Machado, Geovana Costa, Victor Emanuel Moreira de Alencar Braga.

O documento que baliza a gestão da Comissão – seu Regimento Interno –  conselho reitera a necessidade do combate ao nepotismo, ao conflito de interesses e afirma os princípios e valores da instituição:compromisso com o desenvolvimento e qualidade dos serviços prestados pelo Senar-AR/CE aos produtores e trabalhadores rurais.