Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Superintendente do IBAMA abre Curso de Gestão Ambiental na Propriedade Rural ministrado pelo SENAR-CE em 28 turmas

O Superintendente do IBAMA no Ceará, Gabriel  Sobreira Lopes, participou nesta segunda-feira, dia 23, na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE , em Fortaleza,  da abertura do Curso de Gestão Ambiental na propriedade rural- turma da capital e Região Metropolitana- que será estendido  a 28 turmas em vários municípios , beneficiando 800 participantes.  No mesmo dia , houve também a abertura das turmas de Milagres e  Quixeramobim, cada um com 40  produtores, com a participação do Coordenador de  Projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- do Ceará, Lauro Ramos Torres de Melo Filho.

O Superintendente do IBAMA a disse que a finalidade é fazer um trabalho de prevenção e não somente de punição  e uma das formas que encontramos foi  fechar  parcerias com diversos órgãos  para chegar  mais perto  do  produtor e o SENAR é um dos agentes que leva  informação e capacitação lá na ponta . Estamos em articulação com vários órgãos e a ideia é atingir um maior número de pessoas para evitar autuações. Segundo ele, o desmatamento ainda é a pior causa de multas, principalmente através de queimadas ,  que  segundo dados do próprio Órgão , aumentaram 40%, em 2016.

A  importância desse curso é muito grande, pois não gostamos de multar nenhum proprietário rural e muitas vezes a degradação acontece por falta de informação, por pura ignorância daquele produtor que não tem conhecimento técnico adequado para o manejo da terra. O que faremos nos cursos é levar esse conhecimento da Gestão, pois a maior parte do problema é falta de gestão ambiental na produção rural, de modo que o produtor não incida nas infrações ambientais que podem gerar uma autuação para eles, prolongando a vida útil da terra e a subsistência dele., disse o superintendente do IBAMA.

O BNB também é parceiro do curso e segundo a gerente de Desenvolvimento Territorial  do BNB, Jeania Gomes que esteve presente à abertura é uma   oportunidade  que está se dando ao produtor de adquirir mais conhecimentos. O Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  do  Ceará, Sérgio Oliveira da Silva   presente a abertura disse que o SENAR já capacitou   no dia 12 de fevereiro 11   instrutores  para levar as informações ao produtores diretamente na propriedade, e que a primeira capacitação foi feita por um instrutor do IBAMA,  Miller Câmara.

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária  do Estado do Ceará , Flávio Saboya,  o vice-presidente Rodrigo Diógenes e o vice-presidente de administração e presidente do Sindicato Rural de Ibaretama  Carlos Bezerra,  participaram da abertura do Curso. Para Flávio Saboya, é importante que  os produtores conheçam o Projeto Biomas Caatinga, que vem sendo pesquisado há 9 anos na cidade de Ibaretama, com a finalidade de  estudar a preservação de nossas árvores e sua utilização como fonte de renda. O presidente do SINRURAL de Ibaretama,  destacou que  o produtor doa  20% de sua propriedade para preservação ambiental e ainda se encarrega de mantê-la, sendo o Brasil o país que mais preserva o meio ambiente.

 Municípios Beneficiados 

FORTALEZA – QUIXERAMOBIM – MILAGRES – IGUATU – LIMOEIRO DO NORTE – CRATEÚS – ITAPIPOCA – PACOTI – GRANJA – CRATO – MOMBAÇA – SOBRAL – QUIXADÁ – BEBERIBE – UBAJARA – CEDRO – BARREIRA – LAVRAS DA MANGABEIRA – MONSENHOR TABOSA – TRAIRI – MORRINHOS – MAURITI – SOBRAL – JAGUARIBE – ALCÂNTARAS – SENADOR POMPEU

Confira entrevista com o Superintendente do IBAMA, Gabriel Sobreira