Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA FAEC/SENAR-CE PROMOVE MULTIPLICAÇÃO DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO AS NASCENTES NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Dentro da campanha de divulgação do Dia Mundial da Água comemorado em 22 de março pròximo , a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais, promovem a multiplicação do Programa Nacional de Proteção de Nascentes.O Programa foi criado pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, visando a proteção de mil nascentes existentes em todo o país.

No Ceará, Sérgio Oliveira, Técnico do SENAR-CE, afirma que  jà foram identificadas 100( cem )  nascentes,  nos municípios de Guaramiranga, Baturitè,  Sobral, Jardim, Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Palmácia.

O Sistema FAEC/SENAR-CE reafirma por meio desta e de outras ações, a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade. A preservação das nascentes e dos olhos d’água é essencial para atender as necessidades do campo e dos centros urbanos, tanto par ao consumo quanto para a produção de alimentos, afirma o Superintendente do Senar-CE, Paulo Hekder de Alencar Braga.

DIVULGAÇĀO

Durante o Seminàrio  Nordestino de PEcuària -Pecnordeste 2015, promovido pelo Sistema  FAEC/Senar e Sebrae-CE, no mes de junho, foi montada uma maquete com todos os  detalhes sobre como proteger uma nascente, a mesma foi apresentada  tambèm durante o Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2, realizado em setembro ultimo, no Centro de Eventos do Cearà.

A idéia  foi mostrar à sociedade que a conservação das centenas de nascentes em todo o Estado é possível. Basta apenas seguir cinco passos. O primeiro passo é identificar o tipo de nascente, entre três existentes: nascentes de fundo de vale, nascentes de encosta e nascentes de contato. O passo seguinte é cercar a nascente para protegê-la. Depois, é necessário limpar a área para não obstruir o curso natural da água. A conservação do solo é outra etapa fundamental deste processo para evitar a erosão, promovendo a infiltração da água e evitando o soterramento da nascente. Por último o replantio de espécies nativas, pois a proteção do solo com a vegetação própria de determinada região é uma das formas mais eficientes de proteção.

O Sistema FAEC / Senar-CE  conta com o apoio dos Sindicatos de Produtores  Rurais na identificaçâo dessas  nascentes, e Informa que os Produtores devem entrar em contato com os  seus Sindicatos, ou atravès dos fones: 85-35358000.

ATT. ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SISTEMA  FAEC/ SENAR- CE

DATA: 17/03/2o16