Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA FAEC-SENAR REÚNE PRESIDENTES DE SINDICATOS E DEFINE PAT PARA 2017

dsc_0038Nos dias 23, 24 e 25/11, o Sistema FAEC/SENAR- CE realizou  em sua sede,em Fortaleza, mais um encontro com os Presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais do Ceará, onde foram  tratados diversos assuntos, entre eles, a prestação de contas das ações realizadas em 2016 e a apresentação do Programa de Trabalho para  2017, incluindo a programação dos cursos de capacitação dos produtores rurais, que prevê mais de mil capacitações . A programação teve início  às 13 horas do dia 23, será  encerrada dia 25,com a participação dos presidentes na solenidade de premiação do PROGRAMA AGRINHO- 2016, reunindo cerca de mil pessoas, entre alunos, professores, gestores municipais, autoridades e convidados.

 

O Encontro com os Presidentes de Sindicatos Rurais é realizado todos os anos pelo Departamento Sindical da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR- CE. Segundo Nilza Luna, responsável pelo Departamento além da apresentação de novos programas foram  realizadas três palestras. No dia 24, a tarde, estava  programada uma reunião com o Conselho de Representantes da FAEC, com a presença do Presidente Flávio Viriato de Saboya Neto e do Superintendente do SENAR- CE e 1º Vice – Presidente da FAEC , Paulo Hélder de Alencar Braga, e demais membro da Diretoria do Sistema.

 

Segundo o Superintendente do Senar- CE, Paulo Hélder Braga, este  ano, o Sistema realizou quatro encontros com os  presidentes de sindicatos, ressaltou a importância da participação dos Presidentes de Sindicatos, pois eles fazem as ligações do SENAR com os produtores rurais, sendo este o objetivo principal do SENAR, atender ao  produtor rural. Neste último Encontro  de 2016, o SENAR – AR/CE está apresentando como vai ser o novo modelo de mobilização, para melhorar a qualidade dos programas que promove no estado do Ceará. Sobre o Plano de Renegociação de Dívidas Rurais, Paulo Helder afirmou que é de interesse da FAEC e do SENAR – AR/CE dar oportunidade aos produtores rurais “ Neste encontro o Banco do Brasil esteve presente oferecendo a proposta de que os sindicatos se tornem representantes do BB nos municípios, facilitando o acesso dos produtores rurais às linhas de crédito e as negociações de dívidas,  bem como o Banco do Nordeste do Brasil. Houve também a apresentação  do novo processo de operacionalização da mobilização de

participantes para eventos do SENAR/CE – Perfil do MOBILIZADOR/ SINDICATO/SENAR.

 

 

SEGUNDO DIA DO EVENTO : RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

 

dsc_0050O Segundo dia do encontro  começou com uma exposição do  técnico da Agência de Defesa  Agropecuária do Estado – ADAGRI, Joaquim Sampaio Barros, sobre a campanha da febre aftosa que vai até o dia 30 deste mês, quando solicitou o apoio dos presidentes de sindicatos informando aos produtores da importância da vacinação para que o estado  continue a se manter no   status de livre da doença. Em seguida , houve a aposentação do tema “Renegociação das dívidas Rurais” com o BNB , que dominou os debates e chamou muito a atenção de todos os produtores presentes, quando foi definido um calendário de atendimento  em 11 regiões administrativas do Estado, que abrange os 184 municípios do Ceará, com a mobilização dos produtores rurais através dos Sindicatos Rurais.

 

dsc_0100O Ceará será  o primeiro estado a adotar essa sistemática de Agências Itinerantes para promover a renegociação das dividas rurais, prevista na lei 13.340 já sancionada pelo Presidente Michel Temer. Uma equipe  do BNB capitaneada pela Agente  de Desenvolvimento do Banco  Jeania Gomes e pelo presidente da FAEC, Flávio Saboya, mostrou o mapa de atuação no Estado. Serão 27 eventos itinerantes,  que terão início dia primeiro  de dezembro,  com a previsão de atendimentos 5 mil produtores rurais, em 11 regiões administrativas , área de atuação do Sistema  FAEC/ SENAR-CE.  Em seguida foi feita a apresentação sobre o uso dos financeiros do Sistema “S”, segundo normas e acórdãos do TCU e uma palestra sobre avaliação do Programa Sertão Empreendedor. Este programa  está  oferecendo assistência técnica e gerencial- ATeG  a um grupo de 38 produtores selecionados. No segundo expediente, a partir das 14:30 ocorreu a reunião do Conselho de Administração do Senar-Ce, restrita a Diretoria do Sistema FAEC/ SENAR- CE .