Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar recebe pesquisadores da Universidade da Califórnia

A Federação da Agricultura do Ceará (Faec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE, receberam em sua sede, nesta terça-feira (19), pesquisadores da Universidade da Califórnia que ministraram palestras sobre o uso eficiente de água na agricultura. Na ocasião, os professores Daniele Zaccaria e Richard Snyder apresentaram técnicas voltadas para a agricultura irrigada aplicadas no estado norte-americano, cujo clima se assemelha ao do semiárido nordestino. O evento foi promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SEDET.

“A Califórnia, que se destaca no cultivo de frutas e castanhas, tem um clima semelhante ao do Ceará e também sofre com problemas de acesso à água para a agricultura”, disse Zaccaria. De acordo com o presidente da Faec, Amílcar Silveira, a ideia é fazer um intercâmbio de ideias com os pesquisadores norte-americanos com o intuito de aumentar a produtividade da agricultura irrigada no Ceará.

“Esses pesquisadores, que trabalham em perímetros irrigados na Califórnia, vieram apresentar sua expertise no trato da água. Nós queremos conhecer essas tecnologias para que possamos trazê-las para o Ceará”, disse Silveira. “Eles estão conhecendo a nossa realidade e nós pretendemos fazer uma visita à Califórnia para fortalecer essa integração”