Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA FAEC /SENAR-CE REÚNE DIRETORIA PARA VALIDAR PROGRAMAÇÃO DE 2018

WhatsApp Image 2018-02-16 at 09.56.04A Diretoria  da Federação da Agricultura e Pecuária do  Estado  do Ceará-FAEC esteve reunida hoje,16, com os dirigentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, seu  braço educativo , para validação da programação  técnica e financeira das ações  para o ano de 2018. O Presidente da FAEC, Flávio Saboya  e o Superintendente do SENAR -CE, Sérgio Oliveira da Silva informam que as duas instituições estão cada vez mais unidas  e que  este ano será de muito trabalho e desafios frente ao novo modelo de contribuição sindical voluntária e que adotarão  uma  forte política de sustentabilidade sindical.   O primeiro vice-presidente da FAEC,  Rodrigo Diógenes, o Vice-Presidente de Administração e Finanças , Carlos Bezerra Filho , a  Diretora Técnica do Senar-Ce, Ana Kelly Claudio Gonçalves, a Diretora Financeira Francileite Furtado, A Coordenadora da Redetec, Carolina Machado e a Assessora Jurídica,  Jussara Dias  participaram da reunião.  Quando se trabalha com metas definidas e  planejamento as coisas fluem normalmente sem atropelos”, disse a Diretora Financeira do SENAR.

CURSOS OFERTADOS PELO SENAR PODEM CHEGAR A MAIS DE  MIL PRODUTORES RURAIS DO CEARÁ

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE braço direito da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará –FAEC ,  na formação profissional , deu inicio no mês de fevereiro  a uma série de cursos nas áreas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social(PS).  Conforme informou a Diretora Técnica  do  SENAR  Kelly Claudio a meta deste ano são 858 cursos, sendo 600 de FPR e 258 de PS, podendo chegar a mil cursos até o final do ano, dependendo de novas demandas  apresentadas  pelos  Sindicatos Rurais .

O SENAR está apto a ofertar mais 300 tipos de cursos  em sete  linhas de ação: agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio agrossilvipastoril . Os cursos mais procurados na Formação Profissional são de  tratorista,  aplicação de defensivos agrícolas, doma racional em equinos, trabalhador na apicultura, avicultura básica, bovinocultura de leite, casqueamento, fruticultura irrigada, cultivo de  fruteiras  perenes (caju e coco).

WhatsApp Image 2018-02-16 at 09.56.03Na área de Promoção Social as linhas de ação envolvem : alimentação e nutrição, apoio às comunidades rurais, artesanato, saúde e educação. Os cursos mais procurados são aproveitamento da palma forrageira na alimentação humana, produção artesanal de derivados do leite, fabricação de pães  artesanais, aproveitamento do caju.

Os cursos são gratuitos  e demandados  pelos Sindicatos dos Produtores Rurais. O interessado  deve preencher um formulário  de solicitação , acessando o site: WWW.senarce.org.br/comoparticipar. Entregar o formulário preenchido e assinado ou enviar para o email: demandasdecursos@senarce.org.br.

 

PROGRAMAS ESPECIAIS

Além dos cursos de formação profissional e de promoção Social, o Sistema FAEC/SENAR-CE oferece uma série de programas especiais em parceria com outras instituições como é o caso do Sebrae-Ce.   São eles; Negócio Certo Rural, Assistência Técnica e Gerencial-ATeg  , Sindicato Forte, Inclusão Digital Rural , Cadastro Ambiental Rural-CAR, Sertão Empreendedor, Saúde do Homem e da Mulher e  Agrinho .

Além, disso, o SENAR  atua na formação técnica com a oferta de cursos através da   Rede de ensino à distância-Rede e-Tec .  No Ceará já existem quatro Polos :  em Fortaleza, Cascavel Quixadá e Quixerambim, onde estavam  matriculados 22 alunos até 2017, com a abertura de 80 novas vagas em  2018,  passará a ter 302 alunos.

Assistência Técnica e Gerencial para 400 propriedades

O programa Assistência Técnica e Gerencial-ATEg desenvolvido pelo SENAR  nacional  será repassado para  400  propriedades rurais do Ceará,   em 23 municípios  que receberão 14.720  horas de consultorias  , 70 cursos de formação profissional e promoção social,  380 oficinas nas áreas de bovinocultura de leite, ovinocaprinocultura e apicultura. A ATeg  é desenvolvida em conjunto com o  Sebrae , através do Programa  Sertão Empreendedor  A assistência  técnica segue uma metodologia  própria onde devem ser observados  cinco passos: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica , capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Coordenador: engo agrônomo Eduardo Queiroz de Miranda

Negócio Certo Rural-NCR

O Negócio Certo Rural- NCR – um programa desenvolvido em parceria com o Sebrae-Ce  e os Sindicato dos Produtores programou para 2018, levar capacitação para cerca de 600 produtores rurais em diversas regiões do Estado, divididos em 30 turmas.  O NCR promove a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo do produtor  de sua família, e se inicia com o diagnóstico da propriedade.

Coordenador: Eng. Agrônomo Eduardo Barroso

Sindicato Forte

O  Programa Sindicato  Forte já fechou 32 Termos de Cooperação  Técnico- Financeira com os Sindicatos  de Produtores Rurais,, quantidade que deve ser ampliada  . Cada Sindicato vai poder realizar até 33 cursos de formação profissional e promoção social.

Coordenador : Henrique Matias de Paula Neto

 AGRINHO : 50 municípios serão atendidos em 2018

O Programa Agrinho, uma ação de responsabilidade social do SENAR-CE atenderá em 2018 a 50 municípios dos quais quatro serão beneficiados pela primeira vez, sendo eles Irapuã Pinheiro, Nova Russas, Chorozinho e Quixelô. O tema Cidadania continuará a ser trabalhado este ano, pois conforme informou a coordenadora do Programa Kelly Claudio é  um tema atual e voltado à realidade do nosso país.No do dia 16 de março ocorrerá o primeiro encontro com os coordenadores municipais, quando a diretoria técnica repassará as informações sobre a metodologia do Programa que por sua vez será repassadas para os professores.

O Agrinho trabalha a educação de crianças e jovens das escolas públicas da zona rural  de  forma transversal e no final promove cinco concursos: redação, desenho, experiência pedagógica e município Agrinho, como forma de incentivar a participação do aluno, do professor, dos coordenadores  e dos municípios, ofertando várias premiações.

Municípios atendidos em 2018

Neste ano serão atendidos os municípios de Aracati, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Capistrano, Caridade, Cascavel, Fortim, Frecheirinha, Guaramiranga, Guiúba, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Iguatu, Ipu, Itaiçaba, Itapiúna, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Marco, Mauriti, Morada Nova, Morrinhos, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Pindoretama, Quixeré, Redenção, Russas, Saboeiro, São Benedito, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Nova Russas, Deputado Irapuan Pinheiro, Chorizinho, Quixelô

Coordenadora :  pedagoga Ana Kelly Claudio Gonçalves

 

Saúde do Homem  e da Mulher

O  Programa Saúde do Home e da  Mulher  terá inicio na primeira semana de março com uma reunião que envolverá todos os municípios que enviaram solicitação ao SENAR-CE. O  Programa  é realizado com o apoio das secretarias municipais de saúde e oferta o exame de prevenção  do câncer do colo de útero (exame de papanicolau) e de próstata  e OS para os homens. Além disso , oferece um dia de lazer e de atividades sócio-educativas .  Este ano, mais de 30 municípios  solicitaram o atendimento .   Ano passado o Saúde do Homem e da Mulher atendeu  a 11 localidades , beneficiando  1.325 mulheres da zona rural e   1.195 homens.

Rede e-eTec:

Curso técnico em Agronegócio recebe novos alunos

A matrícula dos inscritos na seleção para o Curso Técnico em Agronegócio ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR no Ceará este ano, será realizada no período de 23 a 28 de fevereiro nas secretarias dos respectivos polos de apoio presencial localizados nos municípios de Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim. Desde 2015,  que o SENAR está oferecendo o Curo Técnico em Agronegócio, cuja primeira turma se formará este ano. No Ceará estavam matriculados 222 alunos até 2017, com a abertura de 80 novas vagas em  2018,  passará a ter 302 alunos.

Coordenadora: médica veterinária  Carolina Machado

 

CNA Jovem

Esse ano, vai acontecer mais uma edição do Programa CNA Jovem,  que se realiza a cada  dois anos pelo Sistema CNA/SENAR ..  O Programa vai preparar jovens do meio rural para impulsiona ainda mais o setor agropecuário.  Podem participar jovens entre 22 a 30 anos e  no Ceará serão abertas 30 vagas para a etapa nacional que consistirá de um curso de Liderança através da rede de ensino à distância. Serão selecionados 20 para a etapa estadual e escolhidos os três melhores para a etapa  nacional.