Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar apoiará produção de mandioca em Pacajús

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, disponibilizou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para fornecer treinamento e capacitação técnica relacionado à produção da mandioca em Pacajús.

Durante reunião com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Ambev, realizada na terça-feira (19) na Faec, Amílcar Silveira reforçou que a iniciativa visa melhorias de produtividade às famílias envolvidas no projeto. A Associação dos Produtores de Mandioca e Amido de Pacajus (ASPROMAP) será responsável por gerir o novo negócio. Representou a SDE na reunião o coordenador de recursos hídricos para o agronegócio, Erildo Pontes.

Na ocasião, foi discutida a construção de uma fecularia destinada à fabricação de produtos derivados da mandioca, incluindo a fécula utilizada na produção de cerveja feita à base de mandioca. O projeto, resultado de uma parceria consolidada ao longo de dois anos, tem como objetivo beneficiar 64 famílias no município de Pacajus. A conclusão da fábrica está prevista para setembro de 2024.

A cervejaria recebeu incentivos da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) por meio do Fundo de Desenvolvimento da Indústria (FDI). Em contrapartida, a empresa comprometeu-se a realizar ações sociais voltadas para comunidades carentes.