Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SETOR PRODUTIVO REÚNE-SE PARA TRATAR DO PROGRAMA ALGODÃO CEARÁ

Realizou-se hoje, 4, pela manhã, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, uma reunião do setor produtivo e industrial do Estado, para tratar do Programa Algodão Ceará, que visa a expansão e modernização da cultura no Estado. A reunião contou com a presença de chefias e técnicos da  EMBRAPA Algodão, com sede no Estado da Paraíba, Embrapa  Agroindústria Tropical, no Ceará, Federação das Indústrias do estado do Ceará(FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA)  Secretaria  de Desenvolvimento Agrário (SDA),Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE)  e  Sindicato do Algodão.

Na pauta,  vários temas de interesse do segmento que está iniciando um novo projeto de sustentabilidade do algodão e do fortalecimento da cadeia produtiva no Ceará e no Brasil, disse Flávio Saboya, Presidente da FAEC. No mês de outubro  de 2017, a FAEC, com o apoio das instituições citadas, elaborou um plano de modernização da cultura, que foi apresentado e aprovado pelo governador Camilo Santana. O algodão é um setor forte do agronegócio brasileiro com uma movimentação financeira da ordem de US 40 bilhões, representando US$ 18 bilhões, cerca de 6% do PIB.

Presenças

Marcos Silva Montenegro-( FIEC), Airton Carneiro (Sindicato do Algodão), Flavio Saboya, (FAEC), Sérgio Oliveira e Eduardo Queiroz ( SENAR /CE), Hélio Chaves Bastos (SEAPA) , Marcos Vinicius Assunção(SDA), Carlos Mesquita (SENAI), Cirilo Vidal (Sinrural), Lucas Leite-( CPAT-CE),  Liv Soares Severino, José Gerado e Gustavo Seaveda (Embrapa –CNPA- PB ) .