Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SERTÃO EMPREENDEDOR SERÁ O TEMA DO PECNORDESTE 2015

Superar as dificuldades impostas pela falta de chuvas e produzir em meio à seca são os maiores desafios para quem vive no semiárido brasileiro. O sertanejo, mesmo sendo um forte, como afirmou Euclides da Cunha,  está cansado de esperar. Precisa de alternativas, de acesso a tecnologias que permitam conviver com o clima e trabalhar em diversas atividades. O 19ºSeminário  Nordestino  de Pecuária  – PECNORDESTE, este ano escolheu como tema ” Sertão  empreendedor :  um novo tempo para o Semiárido “,  que baseia-se em um  programa que está sendo desenvolvido pelo Senar Nacional em 35 municípios do Nordeste. O PECNORDESTE 2015 será realizado de  16 a 18 de junho de 2015 no Pavilhão Leste,  do Centro de Eventos do Ceará.,numa promoção do Sistema Faec/Senar/SINRURAL e Sebrae- Cê com o apoio de vários parceiros do segmento da pecuária.

A expectativa do Presidente da FAEC, Flávio Viriato, de Saboya Neto,  é de que vários estados participem este ano do PEC, trazendo suas experiências exitosas que serão mostradas durante os três dias. Todo o formato do evento é feito com palestras, seminários, mesas redondas, cursos e oficinas direcionadas para o empreendedorismo no sertão. As inscrições já estão abertas e possuem preços diferenciados para estudantes, produtores profissionais e caravanas.

EVENTO ENVOLVE 7 SEGMENTOS DA PECUÁRIA

O Coordenador Geral do PECNORDESTE, Paulo Helder de Alencar Braga definiu a comissão técnico científica que cuidará da programação do evento, envolvendo 7 segmentos da pecuária (Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura e Suinocultura) e 2 seguimentos das atividades não agrícolas no meio rural (Artesanato e Turismo Rural). E ainda uma Exposição de Animais de leite – PECLEITE, (bovinos e caprinos) que este ano, será coordenada pela Associação dos Criadores do Ceará- ACC.

Paulo Helder disse que o Pecnordeste deste ano vai mostrar mais uma vez que a pecuária é uma atividade rentável, desde que desenvolvida de forma correta, com assistência técnica adequada e animais de qualidade. “Como superintendente do SENAR-CE nós temos a responsabilidade de mostrar o que fizemos ao logo desses 20 anos de atuação onde muitos produtores rurais no Ceará, estão produzindo com sucesso e estas experiências nós vamos levar para o Seminário Nordestino de Pecuária, que terá a participação de estados como Paraíba, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte. Ele anunciou também que o Senar-Ce vai dar início ainda esse ano a vários cursos de educação à distância, dentro da Rede E-TEC.

COMISSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

A coordenação da Comissão Técnico Científica ficou a cargo do engenheiro agrônomo Eduardo Queiroz de Miranda, que é também o coordenador técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-Ce. Os Coordenadores setoriais são:

Apicultura – José Everton Alves – Câmara Setorial do Mel

Aquicultura e Pesca – Camilo de Moraes Diógenes – Associação Cearense de Aquicultores – ACEAQ

Artesanato – Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE

Avicultura – Bernardo Carneiro – Associação Cearense de Avicultura – ACEAV

Bovinocultura – Carolina Barroso Machado – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE

Equinocultura – Cátia Nascimento – Universidade Estadual do Ceará – UECE

Suinocultura – Sérgio Oliveira da Silva – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE

Turismo Rural – Fabiana Rebouças Ribeiro Sena – Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural – ACETER

PECLEITE – Maria Rejane Mesquita Bastos Dias – Associação dos Criadores do Ceará – ACC

Membros da Comissão Técnica Científica

Abelardo Ribeiro – Associação Cearense de Vaquejada

Francisco Carlos de Almeida Paulino – SEBRAE/CE

Francisco Selmo Fernandes Alves – Embrapa Caprinos e Ovinos

Guido José Dias Alves – FAEC/Câmara Setorial do Mel

José Xavier Leal Neto – Federação Cearense de Apicultura – FECAP

Paula Cavalcante de Alencar Braga – Associação dos Suinocultores do Ceará – ASCE

Paulo Jorge Mendes Leitão – SEBRAE/CE

Vinicius Araújo de Carvalho – Câmara Setorial do Mel

SERVIÇO:

Maiores Informações: Departamento de Eventos FAEC/SENAR

85-35358006/07/09

Assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/SENAR-CE

Jornalista responsável: Silvana Frota- 85-99819640

Estagiário: Marcos Weydson – 85-35358038