Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR PROMOVE  PALESTRA SOBRE MERCADO DO LEITE, DESAFIOS E OPORTUNIDADES   

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -SENAR-CE promoveu no dia , 9, de 17 às 18:30 hs, na sede do Sistema FAEC/ SENAR- CE, uma palestra   sobre ” MERCADO DO LEITE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES “. A palestra serà proferida pelo engenheiro agrônomo, mestre em Agronegócio especialista  na cadeia  de lácteos  e instrutor do Senar Nacional na Metodologia de Assistência Técnica Gerencial- ATeG .
A palestra é voltada à  pantonio carlosrodutores, técnicos e especialistas na área, e segundo o Diretor Técnico  do Senar-.CE, Eduardo Queiroz de Miranda o Senar- CE  já vem trabalhando a alguns anos  a cadeia produtiva do leite, com resultados satisfatórios para os  produtores que  aderiram ao Programa Balde Cheio.
 Em sua palestra o engenheiro agrônomo Antonio Carlos ressaltou que o mercado tende a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Destacou que em 2015 a produção mundial de leite fechou em 768 milhões de toneladas, falou ainda sobre onde e porque cresce a produção de leite no mundo. Foram apresentados dados do leite no mundo, que a tendencia de produção de leite em 2025 deverá ser de 1059 milhões de toneladas. Destacou que O Brasil é o 4º maior produtor de leite do mundo com 32 bilhões de litros,
atrás apenas dos EUA, Índia e China (FAO – 2011); que dos 5,2 milhões de estabelecimentos rurais brasileiros, 25% produzem
leite, ou seja, 1,35 milhões (Censo Agropecuário 2006 – IBGE)
O SENAR-CE deu início no último dia 6, prosseguindo até o próximo dia 17, a capacitação de técnicos na Metodologia do Programa de  Assistência Técnica e Gerencial – ATeG – um programa novo  lançado  em vários estados do Brasil, e em 2016 incluiu o Estado do Ceará. O Curso ocorre em parceria com o SENAR Administração Central que disponibiliza o material didático específico, com os conteúdos técnicos e de gestão das atividades: bovinocultura de leite e de ovinocultura de corte; e o instrutor da Metodologia ATeG, o Engenheiro Agrônomo Antonio Carlos Souza Lima , capacitado para transmitir os conteúdos aos participantes.
No Ceará, o programa atende hoje cerca de 455 propriedades em 38 municípios, cadastrando os índices zootécnicos e os parâmetros de produção, somados aos demais produtores do Programa Sertão Empreendedor, estão sendo assistidos 760 propriedades, uma parceria do SENAR/CE, SEBRAE/CE e os Sindicatos Rurais.
O Diretor Técnico do SENAR/CE, Eduardo Queiroz disse que esse ano, através do PROGRAMA de Assistência técnica e gerencial – ATeG , haverá um esforço maior , aproveitando o período chuvoso para produzir forragem e armazená-la, objetivando oferecer aos animas no período da estiagem – de agosto a dezembro, realizando diversas atividades práticas visando aumentar a produção da  bovinocultura leiteira e da ovinocultura das propriedades assistidas.  Tudo  isso visa fortalecer a gestão da atividade, por meio da própria assistência técnica e gerencial e sendo complementado com os treinamentos e oficinas oferecidos aos envolvidos, para que o produtor possa melhor desenvolver sua atividade e aumentar o lucro, que é o objetivo maior de qualquer empresa.