Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR promove campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti

unnamedBrasília (03/12/2015) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) lança campanha “Aedes aegypti, mais perigoso a cada ano” para esclarecer a população e reforçar a necessidade de combate permanente ao mosquito. A chegada deste verão aumentou ainda mais a preocupação no País com a incidência de doenças provocadas pelo Aedes aegypti:  dengue, chikungunya e  zika vírus.

Uma das principais preocupações neste momento é a suspeita de que o zika vírus pode ser a causa do aumento de casos de microcefalia no Brasil. Já foram registrados, este ano, 1.248 casos de microcefalia, em 311 municípios, de 14 Estados, a maioria deles no Nordeste, doença que provoca a má formação do cérebro durante a gestação (perímetro menor ou igual a 33 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos.

Nessa quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta mundial para que os mais de 140 países-membros reforcem a vigilância para o eventual crescimento de infecções provocadas pelo zika vírus. O comunicado da OMS cita diretamente o aumento de nascimentos de bebês com má-formação e de casos da síndrome Guillain-Barré identificados no Brasil. O documento reconhece pela primeira vez a ligação entre o vírus e o crescimento de casos dessas doenças. Ainda se sugere que países fiquem alertas para a necessidade de se ampliar o atendimento de serviços neurológicos e de cuidados específicos a recém-nascidos – algo já imaginado pelos Estados nordestinos. Também sugeriu o isolamento dos pacientes.

A ação do SENAR alerta sobre os perigos do mosquito – transmissor da dengue, dachikungunya e do zika vírus – e orienta a população rural sobre as formas de prevenção. Inicialmente, a campanha será divulgada no site, Facebook e no Twitter da entidade. A partir de 2016, haverá a distribuição de material informativo para todas as regionais do SENAR.

“O assunto sempre volta à tona no início do verão, quando as chuvas e a elevação da temperatura provocam a proliferação do mosquito. Mas é preciso fazer a prevenção o ano todo e não apenas nas zonas urbanas”, alerta Deimiluce Coaracy, coordenadora de programas e projetos na área de saúde rural do SENAR.

Em relação à dengue, dados do Ministério da Saúde apontam que o País passou a enfrentar um aumento de 176% de casos prováveis da doença. A estimativa é de 1,5 milhão de casos em 2015, contra 555,4 mil no ano passado. Ao todo, 199 cidades do País estão em situação de risco de dengue e 655 em alerta, incluindo sete capitais: Aracaju, Belém, Cuiabá, São Luís, Porto Velho, Recife e Rio de Janeiro.

A maneira mais efetiva de acabar com os focos de proliferação do mosquito ainda é eliminar locais com acúmulo de água e lixo nos quais o Aedes aegypti pode se reproduzir, como vasos de plantas, lixo e garrafas pet abandonadas. Na área rural, os produtores também devem ficar atentos com cochos e locais utilizados para a armazenagem de grãos.

Acesse a cartilha para aprender a combater o Aedes Aegyptihttp://bit.ly/1lbQuct