Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR/CE realiza premiação do Programa Agrinho, em solenidade híbrida, a alunos e professores do ensino fundamental

Durante a edição de 2020/2021, o Senar explorou o tema “Agrinho de mãos dadas com o Cooperativismo” com alunos de escolas públicas do ensino fundamental da zona rural

Solenidade restrita para quase 150 alunos, professores, presidentes dos Sindicatos Rurais e representantes das empresas participantes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Ceará realizou ontem, 12, a entrega da premiação aos melhores trabalhos apresentados pelos estudantes na edição do Programa Agrinho 2020/2021. A solenidade ocorreu com formato híbrido, devido a pandemia com restrição à participação de alguns alunos e professores premiados em Fortaleza. O evento foi transmitido pelas redes sociais do Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL e Plataforma Zoom. 

A solenidade de premiação é promovida pelo Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL, em conjunto com o Sistema OCB/CE, Sebrae, Prefeituras Municipais, contou com o patrocínio do Instituto Tortuga, BNB, Governo Federal e com o apoio do Senar Paraná, Governo do Ceará e Aprece.

As temáticas ligadas ao campo e agronegócio, com incentivo à criatividade e a aprendizagem, movimentaram mais de 70 mil alunos do ensino fundamental, de 44 municípios e cerca de 600 escolas se envolveram diante da missão de formar futuros produtores rurais conscientes das características físicas e do espaço em que vivem.

“O Programa Agrinho presta há muitos anos um grande trabalho às nossas escolas, em especial nas escolas localizadas na zona rural. O cooperativismo trouxe para os nossos alunos essa ideia da cooperação, da união pelo crescimento comunitário, fortalecendo a ideia de que um ajudando o outro é também uma maneira de ajudar a si mesmo,” detalhou a professora Fernanda Nunes, da Escola José Rocha Guimarães, situada no município de Aracati.

“O tema deste ano trouxe muita inspiração para a estrutura do meu texto, além de oferecer boas experiências tanto para o futuro como para o presente,” ressaltou o estudante do 9º ano, Abimael Cardoso, 15 anos, da Escola Francisco Amaral Lima, em Aracati. 

A aluna Ana Rebeca, uma das vencedoras do concurso de redação do 5º ano, comemora ao juntamente com a professora Sirlane Barbosa, ambas da Escola Francisco das Chagas Ferreira, em Barreira

A estudante do 5º ano da Escola Francisco das Chagas Coelho, no município de Barreira, Ana Rebeca, 10 anos, afirmou que se sente realizada por participar do Agrinho pela terceira vez. “Isso tudo para mim é muito empolgante por estar junto com outras crianças que estão participando do Agrinho. Para mim é a realização de um sonho,” sinalizou.

“O cooperativismo vem da ação! E é sobre ajudar as pessoas. O cooperativismo é uma ação de várias pessoas juntas em uma comunidade pequena ou grande, na zona rural ou urbana,” explicou.

A superintendente do Senar-AR/CE, Ana Kelly Claudio, lembra que por conta da pandemia não foi possível realizar a solenidade no ano passado, culminando com os dois anos do projeto. “Mesmo com o novo formato o evento foi realizado com amor e carinho para todos que participam do Agrinho, relevante para a reflexão das crianças tanto para questões sociais, fortalecendo a parte educativa.

Para o técnico do Sebrae Paulo Jorge, é um programa importantíssimo por que trabalha a educação dos jovens. “Com essa essa tomada de consciência dos jovens que teremos adultos conscientes para a transformação necessária no campo, não somente no Ceará, mas em todo o Nordeste,” destacou. 

Para o representante do Sebrae, a abordagem do cooperativismo vem em uma boa hora por que trata sobre a organização dos produtores, da sociedade rural, com o envolvimento das crianças que são os futuros empreendedores rurais.

“Olhar para frente é importante para todos! O Banco não pode falar em desenvolvimento sem apoiar as novas gerações. O Agrinho é um exemplo claro de incentivo para que as crianças e os jovens entendam a relevância do trabalho no campo que projeta riqueza para o nosso país, contribuindo para formar os futuros produtores rurais. É uma satisfação apoiar esse projeto que atua na formação dos nossos futuros clientes,” pontuou o superintendente do BNB no Ceará, Lívio Barreto.

De acordo com Daniela Bezerra, representante da DCM, que através do Instituto Tortuga patrocina o Programa Agrinho, “é uma maneira de incentivar as crianças a estudarem e crescerem pensando no futuro.”

“Apoiamos os jovens para que cresçam conscientes da sua identidade e com o entendimento de que o agronegócio e o cooperativismo são importantes para o nosso estado do Ceará,” afirmou o presidente do Sistema FAEC / SENAR, Rodrigo Diógenes.

“O cooperativismo é estratégico para o panorama atual em que vivemos com a alta dos valores de vários insumos e, portanto, precisamos nos unir, compartilhando com outros produtores todas as necessidades. Somos favoráveis ao cooperativismo, a união, a força de todos juntos,” destacou o presidente do Sistema FAEC/SENAR, Rodrigo Diógenes.

Os estudantes concorrem nas categorias de desenho para o 2º e 3º ano, redação do 4º ao 9º ano, e experiência Pedagógica desenvolvido pelos professores, e Município Agrinho. Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora Multidisciplinar composta por Marília Castelo Branco Araújo (coordenação), Regina Célia Ferreira de Oliveira Freitas, Suiany Silva de Mora, Fernanda Claudia Castelo Branco Kung que escolheram os 10 trabalhos em cada categoria.