Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR-CE ENCERRA 2016 COM 2.838 AÇÕES VOLTADAS PARA O PRODUTOR RURAL E SUAS FAMÍLIAS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SE­NAR- CE, braço direito da Federação da Agri­cultura e Pecuária do Estado do Ceara- FAEC na capacitação do produtor rural, apresentou o balanço de suas atividades no ano de 2016, que resultaram em 2.838 ações, das quais 612 foram de cursos de Formação Pro­fissional – FPS, 301 cursos de Promoção Social ofertados aos produtores rurais e suas famílias em diversas áreas, destacando-se os cursos de preparação de tratorista e de aplicação de defensivos agrícolas, avicultura, bovino­cultura de leite, caprinocultura, apicultura, equinocultu­ra. Na área de Promoção Social o destaque foi para os cursos artesanais, aproveitamento do caju na alimenta­ção humana, derivados do leite e de frutas. Foram reali­zadas ainda, 461 ações de Assistência Técnica e Gerencial, 68 ações em diversos Programas especiais e 07 ações do Programa Útero é Vida, que passou a chamar-se esse ano de Saúde do Homem e da Mulher, beneficiando 1.022 pessoas, além de 10 ações na área de Recursos Humanos.

Segundo o Superintendente do SENAR- CE, Paulo Helder de Alencar Braga, o ano de 2016 foi de gran­des avanços, com o inicio da operacionalização do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, que contemplou 38 Municípios, com 780 produtores assistidos, em 461 ações através de consultoria téc­nica, treinamentos e oficinas tecnológicas. Este é um programa há muito tempo esperado pelos pequenos e médios produtores, que se ressentiam de uma assis­tência técnica em suas fazendas, o que foi possível gra­ças a visão dos dirigentes nacionais do SENAR, através de uma ação integrada com o SEBRAE- CE, que é nosso parceiro em diversas ações no campo, disse ele.

O superintendente fez questão de destacar ainda, o crescimento do número de turmas do Curso Técni­co em Agronegócio da Rede eTec do SENAR, ofertando ensino à distância de forma semipresencial, iniciado em agosto de 2015 no Ceará e que hoje, já conta com seis(6) turmas e 163 alunos em dois Polos, um em For­taleza, para atender a Região Metropolitana e outro, no Município de Cascavel, para atender a Região do Li­toral Leste. No próximo ano já teremos formado duas turmas de Técnico em Agronegócio, uma profissão em constante evolução no mercado de trabalho e que vai contribuir para o melhor desenvolvimento da nossa agropecuária com foco na moderna gestão da proprie­dade rural e na tecnologia, explicou Paulo Helder.

 

 

O SENAR em conjunto com a FAEC também faz a capacitação dos presidentes de Sindicatos rurais e para isso, existem alguns projetos especiais, como a Inclusão Digital que orienta os presidentes e produtores como lidar com a Informática, Internet, acesso ao Canal do Produtor criado pela CNA. Já o Programa Sindicato Forte, começa pela organização administrativa, patrimônio, identidade visual dos Sindicatos, até a preparação dos presidentes na mobilização dos produtores rurais. Os interessados em participar dos cursos de capacitação do SENAR- CE devem entrar em contato com o Sindicato Rural de sua cidade ou mais próxima a ela,lembra o Presidente da FAEC, Flávio Saboya, ressaltando que os cursos são gratuitos.

O SENAR E O SOCIAL

O SENAR também trabalha o social, não somente através de seus cursos de Promoção Social com a oferta de capacitação nas áreas de alimentação e nutrição, organização comunitária, saúde e artesanato nas propriedades e em diversas feiras como no Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE e na Exposição Agropecuária do Estado do Ceará – EXPOECE. Merece destaque o Programa AGRINHO, que leva educação de forma transversal dentro do currículo das escolas da zona rural, sobre temas como meio ambiente, saúde, educação e este ano, tra­balhou o tema “ Viver Bem no Semiárido“ , beneficiando 196 mil alunos, 9.652 professores e 1.711 escolas, em 40 Municípios. No final do ano é realizado um concurso nas áreas de desenho, redação, experiência pedagógica e município AGRINHO, uma forma de estimular alunos e professores a participarem de forma ativa no Programa que está levando às crianças e adolescentes da zona rural a base do conhecimento sobre a vida no campo e es­timulando- os a permanecerem nas atividades agropecuárias. Foram apresentados 417 desenhos, 390 redações – de alunos do 2º ao 5º ano, 327 redações – de alunos 6º ao 9º ano, 367 Experiências Pedagógicas e 22 Relatórios do Município Agrinho. Em cada Município, foram escolhidos os 10 melhores trabalhos nestas áreas, sendo que o concurso de Redação é dividido em duas categorias (do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano), que recebem como incentivo prêmios que vão desde televisores, bicicletas, motocicletas, aparelhos de som e DVD, doados por patrocinadores como o BNB, Instituto Tortuga e o Sebrae-CE. Foram julgados 1.123 trabalhos .

Outro programa social de destaque do SENAR- CE é o Útero é Vida, que realiza o exame de prevenção do câncer do colo do útero nas mulheres da zona rural.A grande novidade na realização dos eventos neste ano, foi o apoio do caminhão do Programa, que conta com 2 consultórios equipados para a realização dos exames feito em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, resultando em 1022 atendimentos: Município de Ipau­mirim – Distrito de Felizardo-Data: 18 de Janeiro de 2016 -Número de Mulheres Atendidas – 91 ; Município de Aurora – Distrito de Ingazeiras-Data: 26 de Janeiro de 2016-Número de Mulheres Atendidas – 105 ; Município de Lavras da Mangabeira – Distrito de Quitaius -Data: 28 de Janeiro de 2016- Número de Mulheres Atendidas – 116 ; Município de Granjeiro – Distrito de Serrinha-Data: 30 de janeiro de 2016 – Número de Mulheres Atendidas – 148 ; Município de Tamboril – Distrito de Sucesso-Data: 04 de fevereiro de 2016 – Número de Mulheres Atendidas – 298 ; Município de Várzea Alegre – Distrito de Riacho Verde- Data: 11 de maio de 2016 -Número de Mulheres Atendidas – 110 ; Município de Cedro – Distrito de Várzea da Conceição Data: 14 de maio de 2016- Número de Mulheres Atendidas – 154