Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR capacita instrutores na área de gestão ambiental

O Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR, braço educativo da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará, FAEC iniciou nesta terça-feira, dia 12, em parceria com o Banco do Nordeste(Projeto Fundeci) e o IBAMA, um curso de Gestão Ambiental na Propriedade Rural.

Com carga horária de 40 horas, a Formação Inicial e Continuada acontece entre março  até outubro de 2019 onde estão sendo capacitados instrutores rurais de diversas regiões do Estado, que levarão as informações aos demais produtores. O curso, que iniciou com palestra do Engenheiro Agrônomo do IBAMA, Miller Câmara sobre Crimes Ambientais e Cadastro Técnico Federal de atividades e profissionais, tem o objetivo de promover a qualificação de profissionais vinculados ao fomento e auxílio da atividade rural, quanto a legislação ambiental e práticas sustentáveis do Bioma Caatinga e semiárido, visando orientar os produtores rurais do Ceará.

A abertura do curso foi feita pela Diretora técnica Kelly Cláudio e  contou também com a presença do vice-Presidente de Administração e Finanças da FAEC e Presidente do Sindicato Rural de Ibaretama, Carlos Bezerra, que frisou sobre a  importância do produtor estar atualizado em relação as normas ambientais . Graças ao trabalho do Sistema FAEC/SENAR-CE, através do Sindicatos  Rurais  já existe uma maior conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente. Em lembrou que em Ibaretama  foram implantados três  importantes projetos de pesquisa que também tem relação com o meio a,bienal,  sendo um  deles sobre Bioma Caatinga, outro sobre Forrageiras apropriadas para o Semiárido e, por último, foi instalado um Dessalinizador de água de poço profundo,  com realização inclusive de um  dia de campo.

Para a Coordenadora Regional de Projetos do SENAR Carolina Machado, que irá coordenar juntamente com o engenheiro agrônomo Lauro Ramos Torres e Melo, o curso é de extrema importância e os instrutores estão muito interessados em participar, por se tratar de um  novo desafio. Estamos muito felizes pela realização e disponível para qualquer necessidade dos participantes, disse Carolina Machado

PROGRAMAÇÃO

A programação do Curso de Gestão Ambiental  inclui informações sobre crimes  ambientais, cadastro técnico,   sustentabilidade nas atividades rurais, conhecimento da diversidade da flora cearense, códigos florestais, importância do agronegócio no Brasil, licenciamento ambiental , práticas de convivência com o Semiårido, e manejo integrado do fogo.