Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENADOR EUNÍCIO APRESENTA PROJETO DE LEI  DISPONDO SOBRE A PRÁTICA ESPORTIVA DA VAQUEJADA

 

2016-10-27-PHOTO-00003087

O Estado do Ceará participou  no ultimo 25 de outubro , em Brasília, do  Movimento Brasil Equestre ” Vaquejada Legal” , com uma  caravana composta   em torno de 400 vaqueiros e cavaleiros, perfazendo cerca  de 5  mil vaqueiros de  todo o  Brasil,  incluindo os representantes  da ACEVAQ, ABEVAQ, dos Sindicatos Rurais de Cascavel e Maranguape, onde diversos produtores  são criadores de cavalos e praticam a atividade .

 

O Presidente  da Federação  da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -FAEC, Flávio Viriato  Saboya Neto,  também tomou parte do evento, ao lado do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE, Paulo Hélder Braga, que devido a importância da equinocultura no Ceará  incluiu cursos de capacitação nessa área,  na grade de programação  do Senar, sem esquecer que o segmento  de equinocultura já é presença marcante dentro do  PECNORDESTE- Seminário Nordestino de Pecuária, realizado há 22 anos pelo Sistema FAEC/ SENAR- CE.

 

 

 

Senador Eunício apresenta projeto de lei

 

 

 

2016-10-27-PHOTO-00003088Após a manifestação em frente ao  Congresso Nacional,   as lideranças e vaqueiros  cearenses, incluindo os deputados Daniel Oliveira e Victor Valim, foram  recebidos no gabinete do senador Eunício Oliveira (PMDB) , que apresentou Projeto de Lei ( No. 378/2016), dispondo sobre a prática esportiva  da vaquejada.  Em seu parágrafo único a Lei diz que “ a vaquejada constitui manifestação da cultura popular protegida pela Constituição da República Federativa do Brasil nos termos do caput e do $ do artigo 215. O senador destaca ainda, que a profissão de vaqueiro encontra-se, regulamentada pela Lei 10.220, de 11 de abril de 2011, que institui normas gerais relativas á atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional.

 

 

 

FAEC FAZ MANIFESTO

 

 

 

O Presidente da FAEC, Flavio Saboya   procurado por representantes  da Associação Cearense de Vaquejadas-ACEVAQ e da  Associação   Brasileira  de Vaquejadas- ABVAQ,  fez um manifesto  de apoio favorável à prática  da  vaquejada, considerando ”  equivocada”  a posicão  do STF que suspendeu em todo o país, a prática da Vaquejada, como modalidade esportiva. ” Acredito   numa reanálise  da questão e no  restabelecimento da Vaquejada”, disse.

 

No ultimo dia  18 de outubro , ele recebeu em seu  Gabinete na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE ,o  Presidente do Sindicato Rural de Maranguape e membro da ACEVAQ, Eduardo Peixoto Rolim, que comunicou  a realização  do grande movimento Nacional dos vaqueiros .O  presidente dos Sindicato Rural  de Cascavel, Paulo Hélder Filho, também integrou  a caravana, sendo um dos grandes criadores de cavalos quarto de milha no Estado. Ele disse que os deputados Daniel Oliveira e Victor Valim, ambos do PMDB, foram os primeiros a dar apoio ao movimento e acredita que o projeto de lei do Senador Eunício será aprovado.

 

 

 

 

 

 

 

SETOR MOVIMENTA 720 MIL EMPREGOS

 

 

 

Segundo Flavio Saboya,  o setor movimenta em torno de 720 mil empregos diretos e cerca de R$700 milhões  de reais  no Brasil ,  somente no Ceará, são  120 mil empregos . Para ele, há  um desconhecimento dos aspectos culturais , a tradição do povo Nordestino e em especial, do sertanejo e que, em última análise  foram os  grandes responsáveis pelo desbravamento do nosso campo e pelo nascimento de villas que se  tornaram cidades. Além dos aspectos citados, há  que de destacar o papel social da Vaquejada que movimenta inúmeras categorias profissionais como : vaqueiros, tratadores, casqueadores, fabricantes de arreios, motoristas, juízes, locutores, veterinário e muitas outras, destaca Saboya.

 

 

 

2016-10-27-PHOTO-00003090 O presidente do Sinrural de Maranguape, informou que os vaqueiros e cavaleiros estão esperando um engajamento de maior número  de parlamentares. Segundo Eduardo, há muitos anos as entidades representativas do setor  criaram novos mecanismos como  o protetor de cauda, acabando de vez a possibilidade de quebra do rabo . Ele destacou ainda, a Lei 12.870, de 15 de outubro de 2012, que dispõe sobre  o exercício da atividade profissional de vaqueiro.