Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no Ceará começa nesta sexta (11)

Começa nesta sexta-feira (11) a segunda etapa da Campanha 2022, que segue até o dia 10 de dezembro para vacinação e até o dia 26 de dezembro para entregar a declaração. Nesta etapa devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), na primeira etapa, o Ceará atingiu o índice de 91,30% de todo o rebanho vacinado.

“Precisamos ultrapassar esse número para garantir em breve o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação junto ao Ministério da Agricultura”, diz o diretor de Defesa Animal da Adagri, Amorim Sobreira. Após a vacinação, o criador deve declará-la junto a Adagri até o dia 26 de dezembro.

A declaração pode ser feita pelo site da Agência (www.adagri.ce.gov.br) ou no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até o órgão. O criador também pode fazer a declaração em um Núcleo Local da Adagri ou em escritórios parceiros no próprio município. Os escritórios da Agência funcionam das 8h às 17h.

A Campanha é realizada em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretarias de Agricultura municipais.

A Faec e Adagri trabalham para que o Ceará receba o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para isso é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município.

Com o rebanho livre de Febre Aftosa sem vacinação, não haverá barreiras sanitárias e o comércio de animais vivos, seus produtos e subprodutos, fica liberado para todo território nacional e para o exterior.

Para mais informações, acesse o site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou entre em contato através do telefone: (85) 3108-2747.