Durante reunião ordinária do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (Conerh), realizada na quinta-feira, 11 de abril, foram empossados os conselheiros para o próximo biênio, no qual o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Francisco Almir Severo, presidente do Sindicato Rural de Madalena, foi reconduzido ao cargo. A reunião foi presidida pelo secretário Robério Monteiro.
Dentre os assuntos debatidos, destacou-se a proposta de reajuste das tarifas cobradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) aos usuários do Ceará, estimado em 12%. Por iniciativa de Francisco Almir, juntamente com representantes da Fiec, Fapid e do Fórum dos Comitês de Bacias, foi solicitado que a matéria fosse retirada de pauta. Levada a apreciação pelo colegiado, a proposta foi aprovada por unanimidade.
“Em nome da Faec, solicitamos, juntamente com outras entidades, que a matéria fosse retirada de pauta para que houvesse um melhor estudo desse reajuste, considerando que a inflação acumulada dos últimos 12 meses foi de 3,93%”, disse Francisco Almir. “Consideramos esse reajuste alto, e esperamos que seja formada uma comissão para que seja feito um novo estudo e uma nova avaliação sobre esses valores.”
A Faec indicará um representante com conhecimento na área econômica para compor essa comissão e apresentar sugestões. “Foi uma vitória para o nosso setor retirar essa matéria da pauta, considerando o elevado reajuste”, diz Francisco Almir.