Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROJETO DOUTORES DO SERTÃO DO SINRURAL DE MORAÚJO É SELECIONADO EM EDITAL PÚBLICO DO MAPA

Nesta quinta-feira, dia 27, o MAPA divulgou a lista preliminar dos projetos aptos a participarem da próxima etapa do edital de seleção. O Estado do Ceará teve 19 propostas habilitadas de 421 em todo o País.  O referido Projeto já havido sido submetido ao Edital do Proext do MEC, em 2015. Após cinco anos, acredita-se que agora, de fato, possa ser executado. Este Projeto tem uma concepção inovadora, visto que: estimula a sucessão no campo, com difusão de conhecimento acadêmico no meio rural, promovendo o empreendedorismo  e o controle de egressos das instituições de ensino.  Agradeço o apoio do IFCE/Sobral na pessoa da Profa. Inez Liberato Evangelista, a Profa. Mirla, Coordenadora de Extensão do Campus de Sobral, a Direção e todos que compõem aquela Instituição. Compartilho o mérito, também, com os que fazem parte da UNIDADE SINDICAL DO ESTADO DO CEARÁ Dr. Josiel Barreto da Silva e a FAEC na pessoa de seu Presidente, Dr. Flávio Saboya. Este Projeto nasce como piloto, pelo Sindicato Rural de Moraújo, mas o objetivo dele é que seja expandido a todos os Sindicatos Rurais de nosso Sistema Sindical.

 

FAEC DESTACA IMPORTÂNCIA DOS DOUTORES DO SERTÃO

Para o presidente da FAEC- Flávio Saboya, o Programa Doutores do Sertão sugerido pelo Sindicato Rural de Moraújo é de grande importância para o campo pela sua concepção inovadora, promovendo a difusão de tecnologias, a sucessão no campo e também, trazendo  em uma de suas finalidades a fixação dos jovens filhos de agricultores  aproveitando  os  estudantes dos cursos de  agropecuária  dos Institutos Federais de Educação, que poderão oferecer assistência técnica e gerencial a essas propriedades rurais, trazendo sustentabilidade financeira para que permaneçam no campo. Nós da Federação demos todo apoio desde o inicio da apresentação do programa pelo presidente Elder Aguiar, defendendo recursos junto ao MAPA, pois todo projeto precisa de recursos para ser executado.

Sem dúvida, esse projeto vem agregar valor aos demais programas do Sistema FAEC/ SENAR e deve ser disseminado em outras regiões do Estado.