Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROJETO BIOMA  CAATINGA É APRESENTADO NA II CONFERÊNCIA DA CAATINGA NO CEARÁ 

A convite do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do estado do  Ceará, a Coordenadora  do Projeto Biomas junto à CNA, Claudia Rabello  e o pesquisador da EMBRAPA, Felipe Ribeiro, participaram hoje,20,  como palestrantes da II Conferência da Caatinga ,  dentro do Eixo Temático Agropecuário com o Tema: ” Adequação Ambiental  das Propriedades Rurais na Caatinga ” – Projeto Biomas. Com o tema Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, o evento acontece até o dia 21 de junho.   As sessões temáticas   foram  divididas nos eixos Meio Ambiente, Segurança Hídrica, Agropecuária e Desenvolvimento Econômico Social .A programação conta também com palestras ,apresentação de experiências com o Bioma. e ainda um feira dos saberes e das culturas da caatinga .
Claúdia disse que a grande contribuição do Projeto Biomas é  a adequação ambiental  das propriedades rurais, que estão  sendo difundidas para contribuir com os Programas de Regularização Ambiental (PRA) estaduais. “Com isso, pretendemos abrir oportunidades para também contribuir com essa discussão nos estados do bioma Caatinga. Acreditamos que com estratégias viáveis técnica e economicamente, estaremos contribuindo com a sustentabilidade da Caatinga”, disse Cláudia Rabello.
Ela disse ainda, que o próximo passo, é a transferência das tecnologias e que  será utilizada capilaridade do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, nos diversos estados para capacitar os produtores nos resultados dos projetos.
SOBRE O PROJETO BIOMAS 
O Projeto Biomas tem como objetivo geral viabilizar soluções técnico-científicas para a proteção e o uso sustentável de paisagens rurais nos diferentes biomas brasileiros, com ênfase no uso do componentes arbóreos em Áreas de Preservação  Permanente e seus entornos, Áreas de Sistemas Produtivos e Áreas de  Reservas Legais, definidos pelo Còdigo Florestal. De acordo com a coordenadora do projeto, Cláudia Rabello, ambas as instituições estão empenhadas em promover o desenvolvimento rural sustentável, bem como uma maior harmonia entre os sistemas de produção e os de preservação, o que justificou a parceria, em 2010, da qual resultou o Projeto Biomas.
No caso da Caatinga, a área de pesquisa do projeto, iniciado em 2012, está instalada na Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama (CE). O Projeto Bioma Caatinga conta com: 86 pesquisadores de 14 instituições; 17 projetos; 5 mil árvores plantadas de 37 espécies. “Há estimativas de que, ao final do projeto, 19,5 mil árvores terão sido plantadas no âmbito dos 17 projetos de pesquisa”.
 Os  pesquisadores já distribuíram 12 mil  mudas com as comunidades de Quixadá , Quixeramobim, Banabuiu,Ibicuitinga, Ocara e Ibaretama . Através de uma  parceria com o Instituto Federal de Educação de Quixada -IFCE, instalaram um viveiro de muda.
 A vinda do projeto para o Ceará, se deve aos esforços da Federação  Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, FAEC, que através do seu presidente Flávio Saboya, conseguiu convencer os demais estados que entraram na disputa, através de uma justificativa  técnica onde  o estado do Ceará  ocupa  99%  do território da caatinga .Ele conseguiu ainda, a cessão de uma propriedade no município de Ibaretama, onde foi instalado  também pela FAEC e  Sindicato Rural de Ibaretama,  com o apoio do Banco do Nordeste,  um projeto  piloto de dessalinização de água de um poço profundo , movido a energia solar.