Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROJETO ALÔ AGRINHO EM SUA CASA E JORNAL CONTA COMIGO FAZEM SUCESSO EM SÃO JOÃO DO JAGUARIBE

O Agrinho de São  João do Jaguaribe vem  inovando a cada dia.  Para estimular a comunicação entre os alunos e professores, neste período de recesso escolar causado pela pandemia do coronavírus, criou o Projeto – “Alô História o AGRINHO em sua casa”, que tem como objetivo levar um pouco de alegria para as famílias. Três vezes por semana uma professora das escolas participantes do Agrinho liga para uma família e conta uma história por telefone, inclusive a coordenadora também participa. As famílias estão adorando e está sendo o maior sucesso na cidade, garante a coordenadora municipal Danielle Bezerra.
 
A  primeira criança a receber o Alô Agrinho em sua casa”,  mora no Sítio Várzea Alegre e é aluna da Escola de Ensino Fundamental – EMF  Bevenuto Ferreira Maia, localizado no Sítio Bom Jesus. A referida escola está trabalhando também com o Jornal “Conta Comigo”, uma importante  ferramenta de comunicação  dentro  do Projeto Pedagógico do Agrinho 2020. Um  dos objetivos desse trabalho é promover o cooperativismo e foi pensando nisso, que no dia 18 de maio, o Agrinho  entrou na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes,  juntamente  com o Programa  PETECA, o Conselho  Tutelar e demais secretarias municipais. A  edição do jornal foi toda voltada para esse assunto.  A população da cidade teve acesso por meio das redes sociais.
 
A  Escola de Ensino Fundamental Milton Chaves e toda comunidade escolar também aderiram à Campanha  18 de  maio – Dia Nacional  de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cooperando com o AGRINHO.  Várias  crianças gravaram um vídeo dando depoimentos e mostrando desenhos e  frases pedindo o fim do abuso,  numa demonstração de envolvimento de toda a comunidade em torno desta temática. A aluna do 6° ano, Monique de Moura, escreveu e recitou um poema sobre os cuidados com a exploração sexual. Já a professora da EMEF João Guerreiro de Sousa Lima, de São João do Jaguaribe, utiliza o whatsapp  e as redes sociais para trabalhar com as famílias dos alunos  sobre a higienização necessária para se proteger contra o COVID -19.
 
JORNAL CONTA COMIGO
 
O jornal Conta Comigo de São João do Jaguaribe  em sua primeira edição,  trouxe a história da origem do combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, com editorial assinado pela aluna Giselle Cristina Chaves Lima , do  7° ano da Escola EMF  Bevenuto Ferreira  Maia. A coluna  “verdades e mitos”  sobre a exploração, pela aluna Maria Eduarda Chaves Lima, um quiz com perguntas verdadeiro ou falso, e ainda poemas acróstico e desenhos. O aluno do 8° ano, Gabriel Jesus e Silva, apresentou dicas de cinema com o “Tá Ligado”.  A  página “Conta Pra mim”  foi coordenada pela aluna  Cleanne Alves Talma, o Mural, pelas alunas  Raiza Oliveira Monteiro e Maria Geciany Oliveira Xavier  e o Cartaz, pelas alunas Jaqueline Moreira da Silva e Edivânia Almeida. A equipe do Jornal , tem como direção geral Maria Cristiane Gomes  Alves, Edição: Maria Elizoneide Alves e Revisão, de Leiriane Rodrigues Maia.