Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa SDE Itinerante leva informação e serviço aos produtores de Marco

O programa SDE Itinerante, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia  do município de Marco, na zona norte do Estado, está indo as localidades do município com o objetivo de visitar produtores e , principalmente a zona rural e apresentar a  referida Secretaria,  seus Programas e Projetos que já se encontram  disponíveis a todos os munícipes.

Conforme informou o Secretário Junior Osterno,  a SDE Itinerante visa  ao mesmo tempo, levantar demandas das comunidades sobre novos cursos, oficinas e consultorias que  sejam de interesse deles, como também com o objetivo de cadastrar a todos e montar o primeiro banco de dados que auxiliará a SDE a monitorar e acompanhar com melhor exatidão seus projetos e assistidos..

Nesse sentido já foram realizados  80 encontros, em 28 comunidades, com duas mil pessoas atendidas. Além do programa de requalificação do Projeto de Irrigação baixo ACARAÚ, a SDE está  introduzindo o plantio da palma forrageira em duas  fazendas, do Dadá Xavier  e Luis Xavier, que estão sendo acompanhados pelo técnico Natanael Vasconcelos, da SDE.

A partir das reuniões realizadas  estão surgindo novas demandas  como o

-Programa de Desenvolvimento da Avicultura;Programa de Desenvolvimento de Pesca Artesanal e em Tanques Redes; Programa Costurar e Empreender;

E por último surgiu uma demanda de cursos na área de “mecânica de motos” para jovens entre 17 e 30 anos. Mais de 60 jovens já se inscreveram para o curso que será ofertado em meados de Agosto ou Setembro.

No ultimo  dia 9 de julho, o Secretário Júnior Osterno, esteve participando do AGROPACTO sobre Avicultura na sede da FAEC, oportunidade em que manteve contato com o Superintendente do SENAR-CE, Sergio Oliveira da Silva, visando futuras parcerias do SENAR, através de vários cursos de capacitação na área  rural.